04/01/2021 às 15h37min - Atualizada em 05/01/2021 às 08h44min

Dicas para fazer brinquedos interessantes de madeira em casa

SALA DA NOTÍCIA LUCAS WIDMAR PELISARI
 

Você sabia que é possível fazer diversos brinquedos interessantes de madeira em casa e diversificar a diversão das crianças? Com esse hábito é possível não apenas tornar a rotina dos pequenos ainda melhor, mas também auxiliar na passagem de valores para eles.

Além disso, fazê-los pode ser mais fácil do que você espera. Basta que siga algumas dicas e que, também, comece de forma modesta e a passos pequenos. Assim, você irá criar confiança e poderá fazer peças incríveis.

Para ajudar, que tal conferir algumas dicas importantes de como fazer esses brinquedos em casa? Continue lendo e confira tudo sobre o assunto.

Como fazer brinquedos interessantes de madeira em casa?

Existem vários brinquedos que podem ser feitos em casa, inclusive os de madeira e mesmo sem ferramentas mirabolantes e caras.

Por exemplo, você pode fazer um jogo de damas cortando pequenos discos (24 unidades com 1 cm de espessura cada) de um cabo de vassoura velho. Para isso, é claro, você precisará de um serrote, mas é algo simples!

Após, basta pintar metade das peças para identificá-las e ensinar as crianças sobre como jogar. O tabuleiro também pode ser feito por você com um pedaço plano e quadrado de madeira, que também deverá ser pintado.

Esse é apenas um dos exemplos de brinquedos interessantes de cadeira para fazer em casa. Outras opções também são blocos para empilhar ou, ainda, com letras, para brincadeiras de formações de palavras. Para isso, novamente, basta cortar os blocos e pintá-los.

Por outro lado, quem possui diversas ferramentas para trabalho com madeira em casa pode se arriscar e ir além. É possível apostar na confecção de jogos como “Resta 1”, que necessita de furos no tabuleiro.

Outros brinquedos interessantes de madeira que quem tiver mais destreza com o material pode fazer são caminhões e carrinhos, brinquedos de encaixar (como com pino e roscas e outras formas geométricas para encaixar).

Portanto, não deixe de fazer alguns brinquedos em casa, com madeira, para suas crianças! O porquê é o que você confere agora, abaixo.

Por que fazer brinquedos de madeira em casa?

Existem diversas formas de fazer brinquedos interessantes de madeira em casa, sejam eles mais ou menos elaborados.

Contudo, é possível afirmar que todos eles trazem os mesmos tipos de benefícios para o seu lar. Veja quais são eles e não deixe de seguir nossas dicas para confeccionar brinquedos em casa! 

Ensine as crianças

A primeira coisa que merece destaque ao se falar de vantagens de fazer brinquedos caseiros para as crianças é nos benefícios que eles trazem ao desenvolvimento dos pequenos.

A partir disso eles passam a dar valor para serviços feitos em casa e, também, percebem a possibilidade de criar coisas únicas e próprias sem que para isso seja necessário ter o brinquedo da moda ou gastar com ele.

Ainda, demonstram o cuidado e o carinho no esforço que você empenha na produção dos brinquedos interessantes de madeira que estão fazendo para eles.

Entretenimento além das telas

Outro benefício enorme do uso de brinquedos caseiros para os pequenos é que com isso você pode levá-los ao entretenimento além das telas de celulares, televisores e tablets.

Portanto, você oferece uma alternativa às telas ao mesmo tempo em que usa brinquedos educativos e mostra novas formas de brincar de forma ativa e não apenas respondendo a algo apresentado à sua frente como é no caso da televisão e do computador.

Com os brinquedos de madeira você pode melhorar a qualidade de vida dos pequenos e, também, seu desenvolvimento.

Tenha uma renda extra

Outra possibilidade ao se empenhar na criação de brinquedos, especialmente dos mais elaborados (caso você seja um adepto às artes da marcenaria e tenha as ferramentas para isso) é a de ganhar uma renda extra.

Considere que você pode fazer brinquedos interessantes de madeira em casa e disponibilizá-los para outras crianças que não apenas seus filhos. Com isso, então,é como se você montasse sua própria loja de brinquedos educativos.

Dessa maneira, tem-se que tanto as crianças quanto os pais podem encontrar vantagens no uso desses brinquedos caseiros de madeira.

Ganhe um hobby

Finalmente, a última das vantagens que listamos aqui para você que quer fazer brinquedos de madeira em casa é a possibilidade de fazer disso um hobby. Em outras palavras, você não apenas oferece entretenimento para as crianças, mas também desenvolve um para si mesmo.

Além disso, considere que é possível envolver seus filhos no processo de criação dos brinquedos. Isso, por si só, traz diversos benefícios. 

Na criação conjunta você garante um tempo exclusivo com seu filho, interagindo e construindo algo concreto com ele. Ao mesmo tempo, pode ensiná-lo sobre diversas questões.

É claro que a criança deve ficar longe de serras e outros materiais cortantes, contudo ela pode (e deve!) participar do processo de pintura e customização das peças.

Por isso, não deixe de considerar construir em sua casa alguns dos brinquedos interessantes de madeira que listamos aqui e divirta-se!


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Você é a favor da criação da região metropolitana de Joinville?

90.7%
6.8%
2.5%
Anuncie no AJ
Atendimento
Quer divulgar sua empresa? fale conosco pelo Whatsapp