17/09/2021 às 10h00min - Atualizada em 17/09/2021 às 10h00min

Contabilidade: Quais seus objetivos e áreas de atuação no Brasil?

Lucas Widmar Pelisari
Foto: Divulgação

A contabilidade vem evoluindo muito nos últimos anos. De uma área de atuação tida como extremamente burocrática, cada vez mais, vem sendo vista como uma área estratégica. Por isso, o contador passa a ser um grande aliado na gestão da empresa e passa atuar de forma integrada. Cada vez menos, o contador é visto como aquele que recebe mensalmente as informações e as organiza. Ele é parte chave na tomada de decisão e na garantia da saúde financeira do negócio.

O que é a contabilidade?
A contabilidade é a ciência que tem como objetivo o estudo das variações quantitativas e qualitativas que acontecem no patrimônio de uma empresa. É por meio das informações colhidas e organizadas pela contabilidade que o empresário obtém subsídios para as tomadas de decisões.

É a contabilidade que registra toda a movimentação financeira existente em uma empresa e a documenta em formato de relatórios. Com esses documentos é possível saber como está fluindo (ou não) a situação atual do empreendimento. Assim, é feita a análise dos resultados alcançados e podem ser projetados os próximos investimentos, projetos e decisões para o futuro da empresa. 

Dessa forma, uma das principais responsabilidades da contabilidade é a escrituração contábil, ou seja, o registro em livros próprios, e apuração desses resultados. E é só por meio dela que haverá condições para apurar o lucro ou o prejuízo em determinado período de atividades da empresa. 

A tranquilidade de ter a contabilidade organizada
Como vimos, a contabilidade é fundamental para que as empresas conquistem seus objetivos, pois é ela que estuda e elabora rotinas administrativas. Ela tem a função de analisar tudo o que envolve a parte administrativa de uma empresa para que seus proprietários, empreendedores e líderes consigam tomar novas decisões e fazer novos investimentos. 

A contabilidade, nesse sentido, oferece mais tranquilidade aos investidores no que diz respeito ao planejamento e ao controle das funções administrativas de uma organização. 

Normalmente, o primeiro desafio de uma empresa é ter a sua contabilidade financeira organizada. Aí entram as responsabilidades mais conhecidas do contador ou do escritório de contabilidade como os controles de pagamentos, retiradas, entradas, compras, vendas e quaisquer operações que envolvam as finanças de uma organização. Além disso, a emissão de notas fiscais e os pagamentos dos tributos relativos, também, são responsabilidades da contabilidade. 

Como já abordamos no início deste texto, entretanto, cada vez mais a contabilidade está integrada à gestão e à administração do negócio. Também chamada de contabilidade empresarial, ela avança mais na parte analítica e cuida da forma como são usados os cálculos dos custos e, com isso, passa a ter um caráter consultivo bastante evidente. 

O avanço da tecnologia e a automação de diversos processos administrativos também têm impacto no trabalho do contador e tem contribuído para sua atuação mais estratégica. 

Quais as áreas de atuação da Contabilidade?
Um dos campos de atuação que vem crescendo muito é a consultoria. O consultor é aquele que vai colaborar desde a escolha do regime tributário (Como o Simples Nacional) até o aperfeiçoamento da gestão financeira do negócio. Ele vai pensar em saídas inteligentes e viáveis que propiciem diminuição de gastos. O grande objetivo da consultoria é fazer com que o fluxo financeiro movimentado pela empresa fique mais fluido e, consequentemente, mais fácil de ser administrado. 

Os consultores, para atingir seus objetivos, vão fazer uma grande avaliação sobre contas a pagar e a receber, folha de pagamento, apuração tributária e fluxo de caixa. A partir dessa análise, fornecem orientações sobre o que fazer para que a empresa possa sanar eventuais dívidas ou crescer de modo sustentável. 

Para obter um bom resultado, os consultores precisam ser profissionais com amplo conhecimento e estar sempre atualizados sobre a legislação tributária e as constantes modificações nas leis promovidas pelos governos. 

Consultoria e Assessoria
Além da consultoria, outra possibilidade de atuação na área da Contabilidade é a assessoria. Apesar de funções muito próximas, elas são diferentes. O consultor faz o trabalho de análise mais detalhado e está mais voltado à revisão de procedimentos técnicos.

Já a assessoria vai se dedicar a colocar em prática e acompanhar as medidas que precisam ser implementadas. É um profissional que estabelece um relacionamento de longo prazo com a empresa que solicita o seu serviço e foca suas ações em processos mais profundos, direta e indiretamente ligados à revisão estratégica que conduz o negócio. 

O assessor contábil costuma estar ao lado dos diretores e líderes das empresas, e as atribuições exercidas pela assessoria contábil são determinantes para a elaboração de um planejamento estratégico mais completo. 

Auditoria contábil é opção bastante rentável
Outra área de atuação da Contabilidade é a auditoria. Uma das competências e habilidades de quem atua na Contabilidade é capacidade de analisar diversos documentos com máxima acurácia. E essa é a habilidade mais presente no trabalho do auditor contábil. 

Para que um processo seja concluído com êxito, é necessário que o auditor tenha uma visão aguçada atrelada à rapidez na interpretação de diferentes registros. Afinal, o objetivo principal da auditoria é confirmar a possível existência de inconsistência de dados - sejam oriundos de algum descuido, sejam motivados por intenções fraudulentas. 

Após a verificação minuciosa da Demonstração de Resultado de Exercício, balanço patrimonial e fluxo de caixa, o auditor tem uma boa imagem da situação contábil de qualquer organização. Em seguida, ele emite um relatório que reúne tanto os desvios encontrados como as sugestões de melhoria propostas.

Auditorias contábeis são fundamentais para empresas de pequeno, médio e grande porte. Ou seja, é uma área de atuação bastante rentável e de muita procura.

Controladoria também é função da Contabilidade
A controladoria é a área, ou profissional (controller) que, como diz o nome, controla os aspectos ligados à gestão tributária e financeira da organização. É uma área muito exigente e de muita responsabilidade, pois pressupõe conhecimento técnico detalhado e a capacidade de tomar decisões importantes de forma ágil. 

Ao controlar uma série de processos de perto, o profissional deve ser capaz de contribuir satisfatoriamente para o aprimoramento da infraestrutura financeira, fiscal e contábil da empresa.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre os objetivos e áreas de atuação da Contabilidade, já pensou em considerar como uma boa opção de estudo?

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Você é a favor da criação da região metropolitana de Joinville?

93.0%
5.2%
1.9%
Anuncie no AJ
Atendimento
Quer divulgar sua empresa? fale conosco pelo Whatsapp