08/09/2021 às 10h01min - Atualizada em 08/09/2021 às 10h01min

Segundo lote de ingressos para o Pianístico 2021 é liberado; confira programação

Devido à pandemia, limite definido é de 30% das salas

Redação Agora Joinville
Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação/Nando Chagas

Confirmada para esta quarta-feira (8) a liberação do segundo lote de ingressos para os espetáculos e workshops que integram a programação do Pianístico 2021. Reservas devem ser feitas pelo site. Apenas para a primeira sessão do espetáculo de abertura não há mais ingressos disponíveis. O evento prevê um teto de 30% da capacidade dos locais de realização. O festival, que acontece entre 15 e 19 de setembro, terá 12 espetáculos, além de ampla programação didática. Também será mantida a exibição on-line, via YouTube, contemplando todas as atrações, e o formato drive-in, no estacionamento aberto do Shopping Mueller. 

Com um dia a mais que na edição 2020, quando ocorreu excepcionalmente em dezembro, o Pianístico 2021 terá a abertura com o consagrado grupo PianOrquestra, que leva ao palco uma proposta pioneira, explorando as sonoridades do piano. Toda a programação é gratuita, haverá distanciamento entre as poltronas e, no acesso aos locais de apresentação, serão seguidos os protocolos sanitários de medição de temperatura e uso de álcool gel. 

"O Pianístico 2021 repete sua fórmula de sucesso, reunindo as mais diferentes tendências e gêneros musicais, e alguns dos principais pianistas da atualidade", afirma o produtor cultural Carlos Branco, presidente da Comissão Central Organizadora e diretor artístico. "Teremos uma variada gama de gêneros e países, com destaque para pianistas eruditos, como Evgeni Mikhailov e Primavera Shima, além da brasileira Erika Ribeiro e de pianistas que se dedicam à música popular e ao jazz." A produtora cultural Albertina Tuma, coordenadora geral do Pianístico, salienta a expectativa por mais uma edição, ainda em meio à pandemia: "Não é tarefa fácil, por toda situação em que enfrentamos, sofrendo medidas restritivas em vários níveis, e ainda mais com relação ao setor cultural, um dos mais afetados por essa nova realidade". 

Em paralelo aos espetáculos nos teatros, o "Piano nos Estabelecimentos" tem o desafio de aproximar o Pianístico da comunidade, integrando pianos, pianistas locais e comércio ao cotidiano da cidade. Neste ano, em torno de dez estabelecimentos – restaurantes e lojas – participam da iniciativa. "A cultura dá significado à vida e é um pilar fundamental do ser humano. Amplia a imaginação e alimenta o espírito. As apresentações elevam nossos sentimentos e criam uma atmosfera de alegria", comenta Dominicio Freitas, do Smânia Restaurante, que acolhe o festival desde a primeira edição.

Na programação pedagógica, os cursos e workshops ocupam papel fundamental, na intenção de aproximar o artista de seu público, compartilhando conhecimento. São quatro workshops, dirigidos à execução e prática musical ao piano, além de um curso focado no ensino e aprendizado do piano. Esses encontros acontecem no auditório da Casa da Cultura e no Teatro Juarez Machado, com acesso virtual e presencial – dentro do regulamento sanitário estabelecido.

Confira a programação:

15 de setembro

20h – PianOrquestra, Teatro Juarez Machado

22h – PianOrquestra, Teatro Juarez Machado

16 de setembro

15h – Workshop "Ritmos do piano brasileiro", Salomão Soares, Casa da Cultura

20h30 – Lucas Thomazinho, Teatro Juarez Machado

17 de setembro     

9h – Curso para professores "Do ouvir ao tocar: estratégias para o desenvolvimento de habilidades desde a primeira infância", Izabela Pavan, Teatro Juarez Machado     

19h – Salomão Soares Trio, Shopping Mueller (drive-in, quarto piso estacionamento)    

20h30 – Primavera Shima, Teatro Juarez Machado

22h – Ari Borger Trio, Shopping Mueller (drive-in, quarto piso estacionamento)

18 de setembro    

10h – Workshop "Imaginação sonora ao piano", Erika Ribeiro, Casa da Cultura    

11h – Fábio Oliveira e Trio Babitonga, Sociedade Harmonia-Lyra    

14h – Workshop "Interpretando a música popular", Délia Fischer    

16h – Diogo Monzo Trio, Sociedade Harmonia-Lyra    

18h30 – Erika Ribeiro, Sociedade Harmonia-Lyra    

21h – Evgeni Mikhailov, Teatro Juarez Machado

19 de setembro    

9h30 – Workshop "A música de Luiz Eça", Diogo Monzo, Casa da Cultura    

11h – Délia Fischer, Teatro Juarez Machado

17h – Cliff Korman Trio, Teatro Juarez Machado     

19h30 – Fábio Torres e Trio Corrente, Teatro Juarez Machado


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Você é a favor da criação da região metropolitana de Joinville?

91.2%
6.1%
2.7%
Anuncie no AJ
Atendimento
Quer divulgar sua empresa? fale conosco pelo Whatsapp