24/08/2021 às 09h25min - Atualizada em 24/08/2021 às 09h25min

O que fazer para aumentar a produtividade da sua equipe de trabalho

Lucas Widmar Pelisari
Foto: Divulgação

Se você sente que sua equipe está improdutiva, já tentou de tudo mas ainda não obteve resultados? Talvez você esteja fazendo algo de errado e ainda não percebeu. Se o problema de sua empresa for este, nós podemos te ajudar, basta você prosseguir com a leitura deste artigo! 

A improdutividade de sua empresa pode estar ligada a muitos fatores, e um deles talvez seja a falta de motivação de seus funcionários, você motiva seus funcionários? A motivação é o principal fator para uma boa produtividade da empresa. 

Funcionários estressados, desanimados, tristes ou cansados de seu trabalho tendem a fazer suas tarefas com mal gosto e de forma que o trabalho não saia como esperado e dependendo do caso, até espante seus clientes!


Superiores que querem apenas serem chefes, mas não querem caminhar junto de seus funcionários e nem ouvir suas sugestões e reclamações, que também são pensadas no bem da empresa, tendem a desanimar ainda mais seus funcionários, fazendo que eles fiquem mais improdutivos.
 

Outra coisa que, afetando o psicológico dos funcionários, afeta diretamente a falta de produtividade de sua empresa, é o fato de não reconhecer o devido valor de seus funcionários, e, ainda, tentar sugá-los, dando tarefas em cima de tarefas! 
 

Os funcionários precisam de descanso, tanto mental quanto físico para realizar suas atividades de forma correta! Sobrecarregá-los não ajudará a nada e nem adiantará serviços para a empresa! Muito pelo contrário, o ato de sobrecarregar seu funcionário pode apenas prejudicar a empresa, já que o funcionário irá tentar fazer tudo de uma vez e sem os cuidados necessários.
 

Portanto, saiba liderar sua empresa, sendo um bom líder que caminha nos mesmos passos que deus funcionários, e não um chefe que irá sobrecarregá-los, ofendê-los verbalmente e gerar mais indisposição! 
 

Tenha boa comunicação com seus colaboradores, e saiba entendê-los! 
Só essas dicas já são meio caminho andado para sua empresa caminhar de forma mais produtiva. Mas não paramos por aqui não!

Agora vamos ver mais algumas dicas para te ajudar a aumentar ainda mais a produtividade de sua equipe de trabalho:


- Ofereça um ambiente apropriado para o ambiente de trabalho de seus funcionários
Invista em equipamentos necessários para que seus funcionários trabalhem de forma da forma mais confortável possível, como bons computadores, um bom sistema, um bom espaço para o funcionário trabalhar de acordo com a sua função.

Implemente uma boa carga de trabalho para seus funcionários, de forma que não os sobrecarregue mas que seja produtiva.

Isso vai gerar menos cansaço mental para seus funcionários e o trabalho sairá de uma forma melhor e mais elaborada.


- Integração social no ambiente de trabalho
Inserindo na empresa, a Integração Social, o ambiente será igual para todos, independente de suas escolhas pessoais, como classe social, idade, religião, orientação sexual, estilo, e etc. 

Dessa forma, todas trabalham de igual para igual, visando apenas seu profissionalismo e não sua aparência ou suas escolhas pessoais.

-
O feedback
O feedback é uma ferramenta fundamental em um ambiente profissional, pois é essa ferramenta que vai determinar a manutenção do ambiente de trabalho e o que é bom ou não é nesse local! 

Incluindo comunicação entre os funcionários, equipamentos de trabalho, local de trabalho, feedback dos clientes, dentre outros.


- Recompensa correta para o funcionário
Falando agora sobre a valorização e o reconhecimento do funcionário, é preciso que o superior saiba como realizar tal ato! 

Elogios e recompensas pelo trabalho são sempre bem vindos, para que além de melhorar o dia dos funcionários, eleve sua autoestima profissional e estimule o profissional a realizar suas atividades de forma mais produtiva e completa.


- Organização do layout de seu trabalho
Esse também é um fato muito importante para não desgastar tanto os funcionários. A organização de sua empresa e seus produtos é fundamental tanto para os funcionários quanto para os clientes, já que um bom layout não vai deixar nenhuma pessoa perdida pela empresa ou perdendo tempo procurando certo produto.

Portanto invista em colocar cada tipo de produto no seu devido setor! Mantenha tudo limpo, organizado e com bom espaço entre um produto e outro e entre as prateleiras, para que não haja futuros acidentes.
 

- Boa comunicação é fundamental
A boa comunicação entre todos os colaboradores é fundamental para o desenvolvimento e produtividade da empresa. 

Portanto é muito importante saber deixar o pessoal de lado nesse momento! Se você possuir alguma desavença com alguém de seu trabalho, ao entrar na empresa, a postura deve ser outra! Nunca misture pessoais com uma pessoa em um ambiente de trabalho, seja um bom profissional e tenha ética!


- Saiba monitorar o tempo
Isso é importante, já que funcionários sobrecarregados tendem a atrasar suas entregas com mais frequência, pois além de terem muita coisa para fazer, tentam fazer tudo ao mesmo tempo e com menos qualidade!

Conclusão

Lembre-se sempre que uma empresa bem administrada é o que a diferencia de uma empresa que fica pela corda bamba todo mês. 

 

Gerenciar uma equipe de trabalho é essencial para que você tenha excelência em seus serviços, seja em qualquer área que atue.

Se gostou deste texto, compartilhe e acompanhe a nossa coluna para mais conteúdos.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Você é a favor da criação da região metropolitana de Joinville?

90.9%
6.7%
2.4%
Anuncie no AJ
Atendimento
Quer divulgar sua empresa? fale conosco pelo Whatsapp