30/12/2020 às 09h59min - Atualizada em 30/12/2020 às 09h59min

Cinco motivos para tomar chá em 2021

Da hidratação ao reforço na imunidade, veja por que a bebida é um bom hábito para incluir nas resoluções de Ano Novo

Redação Agora Joinville
Brígida Dettmer
Reprodução
Quer uma resolução de Ano Novo para levar uma vida mais saudável e equilibrada? Beba chá. Além das propriedades que trazem benefícios para diversas funções do nosso corpo, está associada a momentos de equilíbrio e reconexão interior. Confira uma lista de motivos para começar a tomar chá em 2021.

1. Para hidratar

Quase todos os chás e infusões são excelentes para manter o organismo hidratado. É sempre bom lembrar que mais de 60% do corpo humano adulto é constituído por água. Ela é fundamental para múltiplas funções: ajuda na digestão, combate infecções urinárias, previne desde o cálculo renal até crises de enxaqueca, deixa a pele e o cabelo mais bonitos, além de exercer um papel importante para eliminar substâncias tóxicas do corpo pela urina, composta 95% por água.

2. Para dar um up na saúde e reforçar a imunidade

O poder antioxidante das folhas da Camellia sinensis – a planta de onde é extraído o chá – é bastante conhecido, especialmente do chá verde. Além disso, estudos mostram que algumas substâncias encontradas na infusão de algumas plantas já estudadas estimulam as defesas do organismo, tão importantes para atravessar o momento que vivemos.

3. Para reconectar

O chá tem tudo a ver com atividades para restabelecer o equilíbrio entre o corpo e a mente. As variedades que contêm teína – a substância estimulante do chá – ajudam a aumentar o foco e a concentração. Outras opções como o Rooibos, um arbusto nativo da África do Sul, são ideais para beber após práticas como yoga. O fato é que os apaixonados por chá associam a bebida a momentos para si, tão necessários para a paz e a reconexão interior.

4. Para desacelerar

Existem infusões que ajudam a controlar a ansiedade e você pode tomar a qualquer hora, inclusive antes de dormir. Todas são livres de teína e fazem bem também para as crianças. Para ilustrar como isso virou um problema, nos Estados Unidos o número de receitas de antidepressivos e medicamentos contra ansiedade e insônia aumentou 21% nos primeiros 30 dias após a Organização Mundial da Saúde (OMS) classificar a Covid como pandemia. 

5. Para aproveitar o custo-benefício

Faça as contas. O preço médio de 50 gramas de chá artesanal ou gourmet é de R$ 36,90. Como o rendimento é de 2 gramas por xícara, são 25 xícaras de chá a um preço inferior a R$ 1,50 por xícara. É mais barato do que um café em cápsula, uma lata de refrigerante ou um suco industrializado.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Você é a favor da criação da região metropolitana de Joinville?

93.0%
5.1%
1.9%
Anuncie no AJ
Atendimento
Quer divulgar sua empresa? fale conosco pelo Whatsapp