19/08/2021 às 15h00min - Atualizada em 19/08/2021 às 15h00min

Será que vale a pena ser MEI?

CONTAR – Contabilidade & Serviços
Foto: Divulgação

Quando pensamos em formalizar um negócio, normalmente associamos a muita burocracia e impostos a pagar, mas será que vale a pena solicitar um CNPJ e arcar com esta carga tributária?
 

Ao se tornar MEI (Micro Empreendedor Individual), você recebe muitas vantagens como burocracia facilitada, disponibilidade de empréstimos, maquininha de cartão, direitos e benefícios previdenciários, emissão de Nota Fiscal e acesso ao apoio técnico do SEBRAE. O processo é bem rápido, em até duas semanas o seu MEI estará aberto.

 

A carga tributária paga pelo MEI é baixa. O valor varia de acordo com a atividade exercida e só aumenta uma vez ao ano devido ao reajuste do salário mínimo. Em junho de 2021, o valor mensal pago está entre R$56,00 e R$61,00. O pagamento do imposto acontece através do DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional) e pode ser feito por boleto, débito em conta ou pagamento online. É de extrema importância manter o pagamento do DAS em dia, para que o seu MEI permaneça regular. 

 

Caso o MEI atrase o pagamento dos tributos ou não realize a sua declaração anual (DAS-SIMEI), ele perde os benefícios aos quais tem direito como: Aposentadoria por invalidez, Auxílio doença, Salário maternidade e Pensão por morte (para família). E não adianta pagar o que está pendente somente quando precisar dos benefícios, pois existe uma carência para a utilização destes que só começa a contar a partir da última parcela paga em dia.
 

Mesmo tendo CNPJ, o MEI não é obrigado a ter a contabilidade regular, porém, os que optam pela regularidade, podem usufruir da isenção fiscal.
 

Nem toda atividade pode ser MEI, como é o caso de Médicos, dentistas, contadores, advogados e outras profissões regulamentadas, mesmo assim para estes casos, sempre haverá uma solução para regularização com mais vantagens que a informalidade. 
 

Na luta diária enfrentada para manter o negócio aberto em meio a tantas adversidades, os benefícios da regularização garantem mais tranquilidade ao empreendedor.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Você é a favor da criação da região metropolitana de Joinville?

90.9%
6.7%
2.4%
Anuncie no AJ
Atendimento
Quer divulgar sua empresa? fale conosco pelo Whatsapp