18/08/2021 às 10h06min - Atualizada em 18/08/2021 às 10h06min

Prefeitura de Joinville inicia limpeza de rios no Vila Nova e no Iririú

O objetivo é manter o rio e encostas limpos para evitar inundações

Redação Agora Joinville
Foto: Divulgação

A Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra), trabalha na limpeza de rios. Esta semana, uma equipe iniciou a limpeza do rio Guaxanduva, no bairro Iririú. O objetivo é manter o rio e encostas limpos, para evitar inundações. 

 

Um trecho do rio é cercado por casas. Por isso, boa parte do trabalho é manual. Já foram limpos cerca de 150 metros e a previsão é que a obra aconteça em 240 metros do Guaxanduva, rio responsável pelas cheias mais recentes na região.

 

No bairro Vila Nova, são 2,1 mil metros do rio Arroio do Piraí, na Estrada Morro do Meio, que passam por limpeza. O trabalho é realizado em parceria entre a Unidade de Desenvolvimento Rural da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (Sama) e da Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra).

 

A limpeza que está sendo feita em uma área pública beneficiará 112 produtores rurais de Joinville, com uma área de produção de 1,3 mil hectares de arroz. A ação conta com apoio da Sociedade Distribuidora de Água para Irrigação de Joinville (Sodaj), responsável pelo licenciamento ambiental da obra.

 

Segundo o gerente da Unidade de Desenvolvimento Rural da Sama, Luiz Carlos Moreira da Maia, a limpeza é importante para o desenvolvimento da agricultura na região. “O rio está assoreado há muitos anos. Com a limpeza de seu leito, ele terá mais fluxo de água para alimentar os arrozais que dependem do Arroio do Piraí”, explica Maia.

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Você é a favor da criação da região metropolitana de Joinville?

90.6%
6.9%
2.5%
Anuncie no AJ
Atendimento
Quer divulgar sua empresa? fale conosco pelo Whatsapp