14/08/2021 às 14h18min - Atualizada em 14/08/2021 às 14h18min

Exposição sobre o legado de Victor Kursancew pode ser conferida on-line

Cerca de 120 obras foram expostas entre maio e julho deste ano

Redação Agora Joinville
Prefeitura de Joinville
Foto: Divulgação

A Galeria Municipal de Arte, anexa à Casa da Cultura, disponibilizou on-line o catálogo da exposição “Um século de inspiração: O legado cultural de Victor Kursancew para Joinville, apresentado na arte postal”. O material pode ser conferido no site da Prefeitura de Joinville, ou diretamente no link

 

A exposição ficou em cartaz na galeria entre maio e julho deste ano e marcou a reabertura do espaço para o público depois do fechamento devido à pandemia. Foram expostas cerca de 120 obras que transitavam entre diferentes técnicas, desde desenho e pintura até fotografia e gravura, todas no formato de arte-postal. 

 

A disponibilização do catálogo faz parte do projeto que iniciou em 2019 com a celebração do centenário do artista Victor Kursancew. No material, de 64 páginas, os amantes da arte poderão conferir textos com explicações de todas as fases do projeto, desde a concepção, com os recortes curatoriais, até as imagens da montagem da exposição física e também fotografias das obras e detalhes dos materiais e artistas participantes. O catálogo foi organizado pelas servidoras que atuam na Galeria, Soraia Silva e Isadora Terranova.

 

Victor Kursancew, que dá nome à Galeria Municipal de Arte da Casa da Cultura, era polonês e veio para o Brasil em 1949. Viveu no Rio de Janeiro e em Rio Negrinho antes de chegar a Joinville em 1952. Aqui, foi um dos fundadores da Escola de Artes da Casa da Cultura, onde atuou como professor de desenho e pintura. A galeria foi fundada em 1982, dois anos após a morte do artista.

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Você é a favor da criação da região metropolitana de Joinville?

90.6%
6.9%
2.5%
Anuncie no AJ
Atendimento
Quer divulgar sua empresa? fale conosco pelo Whatsapp