05/08/2021 às 09h01min - Atualizada em 05/08/2021 às 09h01min

Prefeitura abrirá o Centro Especializado Pós-Covid de Joinville

A ação foca no tratamento das sequelas deixadas pela doença

Redação Agora Joinville
Prefeitura de Joinville
Foto: Divulgação

A Secretaria da Saúde da Prefeitura de Joinville abrirá, nos próximos dias, o Centro Especializado Pós-Covid de Joinville, em parceria com a Unisociesc. O campus do Anita Garibaldi (rua Gothard Kaesemodel, 833) da instituição de ensino será sede do Centro Especializado.

 

A ação será focada no tratamento das sequelas deixadas pela Covid-19 em alguns pacientes que contraíram a doença. Serão feitos atendimentos de reabilitação nas áreas de fisioterapia, psicologia, nutrição e enfermagem.

 

O Termo de Doação foi assinado na manhã de quarta-feira (4), no gabinete do prefeito Adriano Silva. “O pós-Covid está se tornando um grande problema de saúde no mundo todo. A parceria com a Unisociesc é fundamental para tratar esses pacientes”, afirma o prefeito.

 

A equipe da Secretaria da Saúde da Prefeitura de Joinville contatará, por telefone, pessoas que foram infectadas pela Covid-19, para identificar quem precisa de tratamento. Neste primeiro momento, serão priorizados os pacientes que passaram por internação hospitalar em Unidades de Terapia Intensiva (UTI). 

 

Os pacientes com perfil para serem tratados pelo Centro Especializado Pós-Covid de Joinville passarão por avaliação, realizada por médico da Secretaria da Saúde e, em um segundo momento, pela equipe multidisciplinar do Centro. A partir da avaliação inicial, será elaborado o Plano Terapêutico Singular de Reabilitação, que definirá os atendimentos necessários para tratar as sequelas deixadas pela Covid-19.

 

Finalizado o tratamento estipulado pelo Plano Terapêutico Singular de reabilitação, o usuário será encaminhado à Unidade Básica de Saúde da Família de sua área de residência, que dará continuidade ao acompanhamento.

 

Segundo o diretor executivo de Média e Alta Complexidade da Secretária da Saúde, Andrei Popovski Kolaceke, os pacientes que passaram por uma internação devido à Covid-19 precisam de um olhar específico. “Eles precisam passar por um fluxo diferenciado, que contemple todas as suas necessidades, além de possíveis encaminhamentos para especialidades médicas”, explica o diretor. 

 

Para o secretário de Saúde de Joinville, Jean Rodrigues da Silva, o Centro Especializado Pós-Covid de Joinville também renderá dividendos científicos. “Ele vai produzir informações importantes para estudarmos as sequelas causadas pela Covid-19, auxiliando no tratamento das mesmas”, pontua o secretário. 

 

Flávio Garcia Sartori, diretor da Unisociesc, informa que a parceria entre a Prefeitura de Joinville e a instituição de ensino é pioneira no Estado. “Nenhuma outra unidade tem algo parecido. É uma ação ousada que trará grandes benefícios para a comunidade”, conclui Sartori.

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Você é a favor da criação da região metropolitana de Joinville?

90.6%
6.9%
2.5%
Anuncie no AJ
Atendimento
Quer divulgar sua empresa? fale conosco pelo Whatsapp