29/07/2021 às 08h13min - Atualizada em 29/07/2021 às 08h13min

Prefeitura de Joinville realiza ação de limpeza no Cemitério Municipal

Trabalho será feito nesta quinta-feira (29) entre 9h e 17h

Redação Agora Joinville
Prefeitura de Joinville
Foto: Divulgação/Prefeitura de Joinville

Nesta quinta-feira (29), a Prefeitura de Joinville realiza uma ação coordenada de limpeza no Cemitério Municipal de Joinville. O trabalho faz parte de um projeto piloto e será realizado entre 9h e 17h, com intervalo no horário do almoço. Em caso de chuva, a atividade será adiada.

Participam da ação equipes da Vigilância Ambiental que vão executar atividades de combate à dengue, servidores da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA), colaboradores da empresa Orbenk e da Ambiental Limpeza, que prestam serviço para a Prefeitura, efetivo do 62º Batalhão de Infantaria de Joinville e voluntários do Conselho de Pastores de Joinville. 

Após a conclusão do trabalho, as secretarias envolvidas farão uma avaliação para verificar a viabilidade da ação em outros cemitérios de Joinville, que estão sob responsabilidade do poder público.  

Todas as pessoas envolvidas na ação precisam utilizar máscara e álcool gel, alem de respeitar o distanciamento e demais medidas de combate à pandemia. Além disso, haverá disponibilização de repelentes por parte da organização.

“Nossas equipes fazem vistorias frequentes nos cemitérios e em outras áreas consideradas propícias para a criação do mosquito. Por isso, o que faremos nesta quinta-feira é uma continuidade em nossas ações de combate ao Aedes aegypti, que não devem ser esquecidas mesmo durante o inverno”, detalha o coordenador da Vigilância Ambiental, Anderson da Silva. 

Os agentes da Vigilância Ambiental aplicarão produtos em espaços que podem servir de criadouros do mosquito e que não podem ser eliminados. Já recipientes, plásticos, embalagens de flores e outros objetos que possam estar acumulando água serão descartados. Devido à extensão da área, o cemitério será dividido em quadrantes para que o trabalho seja executado durante todo o dia.

Por este motivo, o pedido é que as pessoas que tenham familiares sepultados no local e que desejarem, façam antecipadamente uma visita para identificar situações como as citadas.

Além disso, haverá o trabalho de capina e zeladoria, inclusive nas áreas das sepulturas. Entretanto, é importante ressaltar que de acordo com o Decreto 24.623/2015, os proprietários são os responsáveis pelas manutenções. A Unidade de Concessões e Permissões da SAMA trabalha constantemente na identificação dos proprietários de túmulos que estão em mau estado de conservação ou em situação de abandono. 

“É muito importante que os responsáveis mantenham o telefone e o endereço atualizados para que a nossa equipe possa fazer contato sempre que identificarmos alguma situação inadequada. A Prefeitura não realiza manutenção das sepulturas, como reparos em mármore ou outros materiais, mas nossos servidores estão diariamente nos cemitérios e por isso, quando encontram uma sepultura danificada, por exemplo, se tivermos o contato atualizado conseguimos informar o responsável pelo local”, explica Ana Rizzatti, diretora executiva da SAMA. 

Para fazer a atualização do cadastro, a população pode entrar em contato diretamente com a Central de Atendimento do Serviço Funerário de Joinville (Caserf) pelo telefone (47) 3433-9228 ou então pelo e-mail sama.ucp.caserf@joinville.sc.gov.br.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Você é a favor da criação da região metropolitana de Joinville?

90.7%
6.8%
2.5%
Anuncie no AJ
Atendimento
Quer divulgar sua empresa? fale conosco pelo Whatsapp