22/12/2020 às 15h52min - Atualizada em 23/12/2020 às 09h03min

Quais são os possíveis efeitos colaterais das vacinas da covid-19?

LUCAS WIDMAR PELISARI

Devido a pandemia, algumas atitudes precisaram ser tomadas, como a realização do teste de Covid-19

 

Agora, estamos começando a receber as vacinas para prevenir a doença provocada pelo coronavírus. 

 

Porém, por serem vacinas recentes, muitas dúvidas estão surgindo a respeito delas, sendo a principal delas: quais são os possíveis efeitos colaterais?

 

As vacinas COVID-19 são as primeiras a serem produzidas usando a plataforma de mRNA. Essas vacinas são altamente eficazes, mas também são "reatogênicas", o que significa que podem causar uma resposta imunológica perceptível.

 

Isso pode gerar um certo alvoroço entre as pessoas, já que muitas informações estão surgindo, inclusive informações falsas. 

 

Por esse motivo, é importante compreender quais são os possíveis efeitos colaterais das vacinas da Covid-19. 

 

Continue a leitura para saber mais sobre as vacinas! 

 

O que há nas vacinas e como funcionam?

As vacinas da Pfizer e Moderna contém ingredientes semelhantes, apenas embalados de maneira diferente. 

 

Ambas opções usam RNA (mRNA), que é uma tecnologia mais recente que codifica uma parte do gene da proteína spike em SARs-CoV-2, também conhecido como novo coronavírus. 

 

Esta é a parte do vírus responsável por sua estrutura única em forma de coroa. A vacina não injeta vírus vivos ou inativados em seu corpo, mas usa pedaços de material genético de SARs-CoV-2. 

 

É assim que funciona: o mRNA dá às células instruções para desenvolver uma proteína semelhante à nova proteína spike do coronavírus. 

 

Quando seu sistema imunológico reconhece essa nova proteína como um invasor estranho, ele desenvolve uma resposta imunológica para combater o que ela interpreta como uma infecção, e você desenvolve anticorpos específicos para SARs-CoV-2. 

 

Seu corpo elimina a proteína e o mRNA, mas esses anticorpos permanecem para ajudar a protegê-lo de uma futura infecção por Covid-19. Vale dizer que o mRNA não altera o seu DNA, segundo especialistas. 

 

As duas vacinas desenvolvidas são as primeiras desse tipo. Claro, existem outros componentes também, já que uma vacina precisa ter materiais para garantir que seja estável e possa realmente funcionar. 

 

Os ingredientes da vacina Pfizer foram divulgados e inclui:

  • mRNA
  • Lipídios (também conhecidos como gorduras)
  • Cloreto de Potássio
  • Fosfato de potássio monobásico
  • Cloreto de Sódio
  • Fosfato de sódio dibásico desidratado
  • Sacarose

A Moderna também divulgou a lista de ingredientes da sua vacina:

  • mRNA
  • Lipídios
  • Trometamina
  • Cloridrato de trometamina
  • Ácido acético
  • Acetato de sódio
  • Sacarose

Muitas vacinas contêm ingredientes como conservantes (para prevenir a contaminação), adjuvantes como sais de alumínio (para ajudar a aumentar a resposta do corpo à vacina) e estabilizadores como açúcar ou gelatina (para manter a vacina eficaz depois de fabricada).

 

Quais são os potenciais efeitos colaterais das vacinas da Covid-19?

É importante lembrar que você será informado sobre os efeitos colaterais antes de receber a primeira dose da vacina.

Cada vacina é ligeiramente diferente, mas, em geral, os especialistas dizem que você pode sentir os seguintes efeitos colaterais com qualquer uma das vacinas COVID-19:

  • Braço dolorido no local da injeção;
  • Febre ou calafrios;
  • Fadiga (cansaço);
  • Dor de cabeça;
  • Dor nas articulações;
  • Dores musculares.

Os sintomas acima são semelhantes ao que você esperaria com uma vacina contra a gripe, por exemplo. Além disso, segundo especialistas, os efeitos colaterais geralmente duram apenas um dia ou mais. 

Eles não são sérios e preocupantes. Por exemplo, a vacina contra a gripe também pode causar dor no braço, inchaço no local da injeção, febre e outros efeitos colaterais quando o corpo começa a montar uma resposta imunológica. 

Além do mais, dois profissionais de saúde no Reino Unido e dois dos Estados Unidos sofreram com alergia à vacina - tiveram reações alérgicas depois de receber a vacina Pfizer -, mas estão se recuperando. 

Pessoas com histórico de reações alérgicas extremas tendem a ter um risco maior de reagir a algo novo.

Quando a aplicação começar no Brasil, se você tiver dúvidas, o ideal é que converse com seu médico, especialmente se você teve uma reação grave, como anafilaxia a qualquer componente da vacina.

É importante lembrar que isso é normal com vacinas e algumas pessoas até precisam evitar a contra a gripe devido a certas alergias .

Finalmente, como as vacinas COVID-19 são tão novas, os efeitos colaterais de longo prazo ainda não são totalmente compreendidos. Os fabricantes continuarão a reunir dados detalhados depois que uma vacina for lançada para o público em geral.
 

Por que é tão importante tomar a vacina da Covid-19?

Obter a vacina tem vários benefícios. O principal? Podemos estabelecer com segurança a imunidade da população, para que em geral as pessoas possam ser protegidas do vírus se um limite de vacinação for atingido. 

 

É uma tarefa difícil, pois os especialistas estimam que muitas pessoas precisam ser vacinadas para atingir esse nível de proteção especificamente para Covid-19. 

 

Isso é especialmente importante para grupos vulneráveis e de alto risco, como idosos e imunocomprometidos. 

 

Os especialistas também dizem que a vacinação ajudará a protegê-lo pessoalmente de contrair a doença ou de complicações graves do vírus, caso o contraia. 

 

Esperamos que tenha gostado do conteúdo e que agora esteja mais claro para você quais são os possíveis efeitos colaterais das vacinas da Covid-19. 



 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Você é a favor da criação da região metropolitana de Joinville?

93.0%
5.1%
1.9%
Anuncie no AJ
Atendimento
Quer divulgar sua empresa? fale conosco pelo Whatsapp