22/12/2020 às 16h20min - Atualizada em 23/12/2020 às 08h51min

Como fazer brinquedos caseiros para crianças?

WIDMAR PELISARI
 

Você sabia que é possível criar brinquedos caseiros para o seu filho com alguns objetos simples que geralmente temos em casa? A partir desse hábito de trabalhos manuais você pode passar valores importantes ao pequeno, aliás.

Além disso, este pode ser um excelente momento para passar com as crianças interagindo com elas e ensinando pequenas coisas do dia a dia. Para conferir as demais vantagens desse hábito e como colocá-lo em prática continue lendo e confira abaixo.

Por que apostar em brinquedos caseiros?

Primeiramente, entenda que não estamos, aqui, proibindo ou excluindo o uso de acessórios obtidos em lojas de brinquedos. O que se busca, afinal,é equilibrar a relação entre o consumo infantil e a possibilidade de encontrar felicidade em coisas simples.

Dessa maneira, ao apostar na confecção de brinquedos simples e divertidos em casa você também passa uma importante mensagem para o seu filho. Afinal, ele entende que a felicidade pode estar presente em pequenas coisas.

Além disso, com a aposta no desenvolvimento de brinquedos caseiros você pode criar um momento especial de convívio com as crianças. Assim, não só o tempo é compartilhado, mas também conhecimentos e habilidades.

Quanto às últimas, é impossível deixar de citar que a inclusão da criança em trabalhos manuais auxilia a desenvolver seus músculos e seus comandos sobre eles. Portanto, seu filho somente tende a ganhar ao ter à disposição brinquedos alternativos.

Como fazer brinquedos caseiros? Veja algumas opções

Com nossas dicas você pode combinar os acessórios de loja de brinquedos educativos com outros objetos cuja própria confecção já é, por si só, uma verdadeira aula para o pequeno!

Assim, veja agora algumas das melhores ideias para fazer brinquedos caseiros de maneira rápida e barata. Na hora de construí-los, contudo, não deixe de incluir seu filho na atividade!

  1. Massinha caseira

Nossa primeira dica é uma receita fácil e muito divertida de massinha caseira. Para isso você precisará de:

  • 04 xícaras de chá de farinha de trigo
  • 01 xícara de chá de sal
  • 01 ½ xícara de chá de água
  • 01 colher de chá de óleo
  • Corante para alimentos da cor desejada.

Então, para fazer esses brinquedos caseiros basta misturar todos os ingredientes. Adicione o corante ao final até que a massa obtenha a tonalidade desejada.

Essa massinha pode ser guardada em um saquinho plástico ou, ainda, em um pote com tampa. Com ela é possível dar asas à imaginação ao mesmo tempo em que a coordenação motora é trabalhada.

 
  1. Telefone de barbante

Dentre os brinquedos caseiros este talvez seja o mais conhecido e é usado há décadas por pais e professores infantis para entreter as crianças.

Para isso, basta ter em mãos:

  • Barbante;
  • Fita crepe ou durex;
  • Dois copos de plástico ou de isopor.

O primeiro passo deve, necessariamente, ser realizado por um adulto, eis que envolve fazer um pequeno furo no fundo de cada copo. 

Assim como é importante deixar a criança participar da confecção, também é crucial que os objetos pontiagudos somente sejam manipulados pelos adultos.

Assim, após fazer os furos nos copos para construir os brinquedos caseiros, passe,de fora para dentro, uma ponta do barbante em cada copo. 

Então, fixe a ponta do barbante ao seu respectivo copo com fita crepe na parte interior do recipiente. Após, basta esticar o fio e deixar cada interlocutor falar de um dos lados. A diversão é garantida e boas risadas surgirão, pode ter certeza!

  1. Quebra-cabeça é outro dos brinquedos caseiros mais divertidos

Por fim, a nossa última dica para garantir a diversão da criança com brinquedos educativos é produzindo seu próprio quebra-cabeça. Para isso serão necessários:

  • Cola;
  • Tesoura ou estilete;
  • Uma imagem de sua preferência;
  • Palitos de sorvete.

Assim, basta que primeiramente você escolha uma gravura e, após, trate de imprimi-la ou recortá-la de páginas de uma revista. Então, basta colar os palitos de sorvete na parte posterior da gravura com auxílio da cola.

Certifique-se de que os palitos estão encostados um no outro e que eles estejam simétricos em relação ao seu posicionamento vertical. Após, basta cortar a gravura, levando-se em consideração o local em que um palito encosta no outro.

A partir disso a criança pode brincar de encontrar a ordem das gravuras para montá-la novamente. Note que esses brinquedos caseiros podem ser desenvolvidos de maior forma conforme a idade do pequeno.

Portanto, para uma criança de tenra idade aposte na fórmula acima. Por outro lado, você pode escolher gravuras maiores e cortá-las em pedaços menores para que o jogo fique ainda mais complexo.

Seja qual for a ideia colocada em prática saiba que esses brinquedos caseiros para montagem estimulam o raciocínio e a lógica da criança.

Assim, não deixe de usar essas dicas para tornar a brincadeira ainda mais divertida durante o verão que se aproxima! Dessa maneira você garante proximidade com seu filho ao mesmo tempo em que o diverte e desenvolve importantes conceitos para a vida dele.


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Você é a favor da criação da região metropolitana de Joinville?

93.3%
3.3%
3.3%
Anuncie no AJ
Atendimento
Quer divulgar sua empresa? fale conosco pelo Whatsapp