22/07/2021 às 08h40min - Atualizada em 22/07/2021 às 08h40min

Festival Pianístico acontece em setembro com espetáculos presenciais e on-line

Quarta edição do festival já tem atração de abertura confirmada

Redação Agora Joinville
Assessoria de Comunicação
Foto: Divulgação

Treze espetáculos em cinco dias, de 15 a 19 de setembro, compõem a programação do Pianístico 2021, a quarta edição do festival que promete transformar Joinville, mais uma vez, na capital do piano. Com um dia a mais que em 2020, quando foi realizado em dezembro e inteiramente on-line, devido à pandemia, neste ano, o evento volta para o período de realização das edições anteriores.

Concertos, cursos e
workshops no Teatro Juarez Machado, na Harmonia-Lyra, na Casa da Cultura, no Shopping Mueller e, também, na Livraria A Página, sempre seguindo os protocolos sanitários vigentes, vão levar o melhor do piano aos apreciadores do instrumento. Todas as atrações são gratuitas. 

"Produzir um evento do porte do Pianístico em meio a uma pandemia não é tarefa fácil, por toda a situação que enfrentamos, sofrendo medidas restritivas em vários níveis, e ainda mais envolvendo o setor cultural, que foi um dos mais afetados por essa nova realidade", observa Albertina Tuma, coordenadora geral. "Vamos trazer música de qualidade, em um momento em que todos anseiam por um alento, uma esperança para dias melhores."

Dentre os pianistas que virão a Joinville, há nomes destacados em vários gêneros musicais, do clássico ao jazz, também com a presença de músicos internacionais, de países como Rússia, Cuba e Austrália. "O Pianístico repete sua fórmula de sucesso, reunindo as mais diferentes tendências e com alguns dos principais pianistas da atualidade", anuncia Carlos Branco, presidente da Comissão Central Organizadora e diretor artístico.

Atração de abertura
O grupo PianOrquestra se apresenta às 20h do dia 15, quarta-feira, no palco do Teatro Juarez Machado.

 

Dez mãos e um piano é a proposta pioneira do PianOrquestra, criado em 2003, sob a direção artística do músico Cláudio Dauelsberg, com a participação de Verónica Fernandes, Patricia Mol, Matheus Kern e Mako.

Seu trabalho envolve quatro pianistas, uma percussionista e um piano preparado. Com luvas, baquetas, palhetas de violão, fios de náilon, sandálias de borracha, peças de metal, madeira, tecido e plástico, a PianOrquestra explora possibilidades de timbres e sonoridades produzidas pelo piano, transformando o instrumento em sua própria orquestra.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Você é a favor da criação da região metropolitana de Joinville?

92.9%
4.7%
2.4%
Anuncie no AJ
Atendimento
Quer divulgar sua empresa? fale conosco pelo Whatsapp