22/12/2020 às 14h39min - Atualizada em 22/12/2020 às 16h31min

15 locais imperdíveis na encantadora Santa Rita do Sapucaí

Conheça lugares incríveis, entre pontos turísticos, cafeterias, restaurantes e bares, para sua viagem a este impressionante destino no sul de Minas Gerais.

Luciana Lacerda
Luciana Lacerda
Um dos destinos emergentes mais desejados nessa retomada é a pequena Santa Rita do Sapucaí, que une uma forte cena de tecnologia, eventos, esportes radicais, artes, natureza, gastronomia e, principalmente, café - combinação rara de se ver.

O município situado no sul de Minas Gerais, pouco mais de 200 quilômetros da capital paulista, foi nosso destino da vez. Com apenas 40 mil habitantes e impulsionada por mais de 150 empresas de alta tecnologia, a cidade conseguiu formar uma realidade pouco provável, em que a população local convive com uma enorme quantidade de pessoas de vários lugares do mundo, que foram trabalhar na cidade ou apenas optaram por viver lá. Este caldeirão cultural resultou em uma mistura singular entre o novo e o velho, o tecnológico e o tradicional, o regional e o global. 

Nossa equipe foi conferir o badalado local de perto. Após uma semana de imersão na cidade, no início de dezembro, o resultado é uma compilação de 15 lugares imperdíveis, entre pontos turísticos, cafeterias, restaurantes e bares, para sua viagem a este impressionante destino.

Don Rafoni Smokehouse
Fruto da pluralidade cultural da cidade, é um dos locais que mais impressionam. O restaurante especializado em churrasco do estado norte-americano do Texas, com suas carnes e hambúrgueres defumados, é, sozinho, motivo para se conhecer Santa Rita. Com ambiente rústico e filas enormes, é recomendável chegar com muita antecedência.

Rio Sapucaí
A avenida Beira Rio é o melhor lugar para desfrutar do rio que corta o município. Além das paisagens naturais e de uma galeria de arte urbana, é possível assistir, pouco antes do anoitecer, um espetáculo natural diário em que uma revoada com centenas de garças retorna às árvores que fazem margem ao rio.

Grandpa Joel’s Coffee
A charmosa cafeteria é pioneira nos cafés especiais da região, com uma marca reconhecida internacionalmente. Da plantação à xícara, todo o processo é feito pela família proprietária. Os métodos de preparo impressionam. Lá também é possível experimentar o Pão Cheio e a Pasta Flora, iguarias tradicionais da cultura local.

Rampa de voo livre Serra do Paredão
É considerada uma das melhores rampas do planeta para prática do voo livre. Além de uma vista de tirar o fôlego, lá é possível realizar voos duplos de Paraglider e assistir a pilotos dos mais diversos países fazendo suas manobras radicais.

Dija Gastronomia
Não poderia faltar a tradicional culinária mineira. No restaurante do chef Dija, é possível encontrar iguarias regionais, como o Arroz de Moela, além de clássicos, como o Frango Caipira com Quiabo, e desfrutar de um ambiente rústico e típico.

Fazenda Malhada
Localizado a 10 km do centro da cidade, o local é simplesmente imperdível. Lá, são produzidos produtos típicos italianos como o Presunto de Parma e o queijo Grana Padano. Os porcos criados da fazenda são alimentados com o soro do próprio queijo (como feito originalmente na região de Parma, na Itália). O resultado é fenomenal.

Dullê Gourmet
Garimpeiro de ingredientes locais, o chef Dullê faz fusão entre a gastronomia italiana e a mineira. Utilizando-se em sua maior parte de produtos da região, inclusive suas cervejas e vinhos, ele não esconde as fontes. Além de pizzas e pratos sensacionais, faz questão de revelar aos seus clientes a origem de tudo que usa.

Nano Coffee Lab
Este "boteco de café" é na verdade um interessante laboratório da bebida. No seu balcão, o barista Haroldo Kallás cria drinks de café e se utiliza de inúmeros métodos de extração, cafés locais e de outras origens, além de servir bolos, queijos e quitutes em um espaço pequeno e agradável frequentado por amantes do café especial.

Casa do Pi
Pioneiro na alta gastronomia de Santa Rita, o renomado chef Pi prepara desde pratos típicos da Espanha, país onde atuou por décadas, até iguarias mineiras e fusões entre as duas cozinhas. Seu ambiente é charmoso e sua carta de vinhos é a melhor da região.

Mirante do Santo Cruzeiro
De praticamente qualquer lugar do município, é possível ver um lindo morro parcialmente coberto por plantações de café, com uma cruz no topo. É o Santo Cruzeiro, ícone turístico da cidade, localizado bem no seu centro. Lá de cima, do seu mirante, a vista e o pôr-do-sol são de tirar o fôlego.

No Trabalho Bar
Diversão é o que não falta neste bar localizado em uma fazenda, próxima ao centro, com uma vista incrível. Santa Rita do Sapucaí, aliás, possui paisagens exuberantes da natureza montanhosa que a cerca.

A Padoca
Esta padaria descolada e rústica é especializada em pães artesanais, aqueles que passam pelo processo de fermentação natural na sua fabricação. Seu café também faz jus à fama da cidade. As variedades são orgânicas, produzidas nas fazendas locais, e preparadas no coador de papel. Os sabores são indescritíveis.

Serra da Manoela
Foi um dos lugares mais incríveis da viagem. Do topo da serra é possível ver um vale montanhoso, todo coberto por plantações de café. É uma experiência e tanto. O acesso se dá por uma estrada de terra difícil de subir em épocas de chuva. É tão lindo, que vale o esforço.

Pousada do Barão
É a hospedagem mais disputada de Santa Rita. Com arquitetura clássica mineira e muito charme, é de visita imprescindível, mesmo que apenas para tirar fotos e saborear um delicioso café da manhã oferecido mediante reserva. Café da manhã, aliás, com o melhor pão de queijo da cidade.

Mercado Municipal
Longe da "gourmetização" que assola os mercados municipais brasileiros, o de Santa Rita preserva suas raízes e simplicidade. Rústico e perfeito para quem gosta de iguarias, produtos locais e ingredientes frescos, ainda conta com o famoso "pastelzinho" tão tradicional na cidade. Aos domingos, pequenos sitiantes se unem logo em frente para a Feira de Produtores Locais, repleta de delícias típicas, queijos, café, além de produtos artesanais e orgânicos.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Você é a favor do retorno das aulas presenciais?

57.4%
42.6%