13/07/2021 às 10h18min - Atualizada em 13/07/2021 às 10h00min

Joinville participa de estudo que avalia eficácia de teleconsulta com pacientes diabéticos

A pesquisa tem o objetivo de avaliar a eficiência do atendimento virtual

Redação Agora Joinville
Prefeitura de Joinville
Foto: Divulgação

Joinville é o único município catarinense que está participando do Projeto de Pesquisa Teleconsulta Diabetes. O estudo é realizado pelo Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC), de São Paulo, e pelo Ministério da Saúde, com apoio da Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Saúde (SES).

 

Iniciada em 2019, a pesquisa tem o objetivo de avaliar a teleconsulta e verificar se a eficácia do atendimento virtual é a mesma obtida nas consultas presenciais.

 

Em Joinville, 250 pacientes com diabetes do tipo 2, já atendidos na Rede Municipal de Saúde, devem participar do estudo. A busca dos usuários é realizada pelo sistema eletrônico utilizado pela SES.
 

Como o estudo funciona:

Após a indicação dos possíveis participantes, a equipe da Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) onde o usuário é atendido faz o contato por telefone, para convidá-lo a compor o grupo de estudo. É importante que o paciente esteja atento a esse fluxo de contato e, em caso de dúvida, esclareça diretamente com os profissionais que já acompanham o tratamento.

 

Os critérios de seleção para a pesquisa são adultos maiores de 18 anos, com hemoglobina glicada superior a 8% e creatinina superior a 30ml, ou seja, com grau leve a moderado de diabetes, sem comprometimento da parte renal. Mulheres portadoras de diabetes mellitus gestacional ou diagnosticadas durante a gravidez não participam do estudo.

 

Uma vez compatíveis com os critérios de inclusão, os pacientes poderão passar por consulta presencial ou por teleconsulta (via computador), nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs) equipadas para o atendimento on-line.

 

A consulta é conduzida por um médico endocrinologista pertencente à Rede Municipal de Saúde, mas contratado pelo HAOC para a realização do estudo.

 

A Pesquisa Teleconsulta Diabetes acontece em Joinville pelo desenvolvimento avançado dos setores de Telemedicina e Telessaúde institucionalizados no Estado, e pela densidade demográfica do município.

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Você é a favor da criação da região metropolitana de Joinville?

92.6%
4.9%
2.5%
Anuncie no AJ
Atendimento
Quer divulgar sua empresa? fale conosco pelo Whatsapp