02/07/2021 às 16h25min - Atualizada em 04/07/2021 às 00h00min

Manter uma boa alimentação é a chave para aumentar seu bem-estar

Pesquisa mostra que pessoas com alimentação mais nutritiva têm mais disposição; bem-estar também otimiza rotina de estudos

SALA DA NOTÍCIA Alice Bachiega
istock
 

Ter uma alimentação balanceada pode ser um desafio para quem enfrenta problemas na hora de cozinhar ou mesmo na hora de comer. No entanto, cuidar da sua nutrição é essencial para evitar diversos problemas, como insônia, cansaço excessivo, falta de concentração e sedentarismo, que podem ser gatilhos para desencadear doenças e causar depressão, por exemplo. Principalmente na pandemia de COVID-19, em que o isolamento social se faz necessário, esses problemas podem vir à tona, e é de extrema importância tomar alguns cuidados para evitar que esses problemas citados anteriormente se agravem e tomem proporções maiores. 

De acordo com pesquisa da Universidade Estadual da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, a má alimentação é uma das responsáveis por problemas físicos e psicológicos durante o dia, a ponto de interferir no comportamento das pessoas. A pesquisa, que foi realizada com o acompanhamento de 97 pessoas, levou em consideração os hábitos alimentares e de sono dos participantes. Os pesquisadores constataram que a alimentação menos saudável influenciava diretamente no desempenho que os participantes tinham em suas rotinas de trabalho, como pouca disposição e preferência em evitar falar do trabalho em si, além de sentimento de culpa e vergonha por sua alimentação. Por outro lado, os participantes que ingeriram alimentos considerados saudáveis tiveram um bom desempenho no trabalho, com disposição para ajudar os colegas, e um sono mais regular.

Com a alta do desemprego no Brasil, aliada ao isolamento social e às inseguranças econômicas, essa tendência da alimentação com ultraprocessados e alimentos pouco nutritivos pode aumentar e impactar diretamente na vida de estudantes e de pessoas que pretendem focar nos estudos para passar em concursos, por exemplo. É muito importante, porém, procurar ajuda psicológica e médica, caso você sinta que está passando por esses problemas. Para garantir o melhor desempenho nos estudos, melhorar a concentração e a absorção dos conteúdos necessários para a prova escolhida, a saúde mental deve estar bem, assim como a saúde física.

Para os que pretendem prestar concurso PM TO, principalmente, ter uma ótima aptidão física é crucial – é, inclusive, um dos motivos que levam vários candidatos a perderem as suas vagas. E, além do mais, uma rotina de exercícios físicos pode ajudar a reduzir a sensação de ansiedade, angústia e ainda dar mais disposição para estudar e se preparar para o exame.    


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Você é a favor da criação da região metropolitana de Joinville?

93.5%
4.3%
2.2%
Anuncie no AJ
Atendimento
Quer divulgar sua empresa? fale conosco pelo Whatsapp