25/06/2021 às 16h38min - Atualizada em 26/06/2021 às 00h00min

Quais alimentos do dia a dia possuem funções similares aos suplementos?

Suplementos são grandes aliados dos praticantes de exercícios físicos, mas você sabia que tem como substituí-los por alimentos comuns e com efeito idêntico?

SALA DA NOTÍCIA Alice
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No Brasil, pelo menos nos últimos anos, tivemos cada vez mais pessoas se preocupando em buscar um estilo de vida mais saudável, optando pela prática de exercícios. Segundo pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 30,1% dos brasileiros com 18 anos ou mais fazem o nível recomendado de atividade física. Deste percentual, 34,2% são homens e 26,4% são mulheres.

Só para termos um parâmetro, em 2013, esta média estava em 22,7%, com o público masculino ocupando 27,3% e o feminino, 18,6%. Com este aumento significativo, muitas pessoas têm procurado se manter em forma mesmo fora da academia, e, para isso, existem alimentos que podemos considerar suplementos orgânicos, que podem se mostrar excelentes substitutos.

Cada pessoa possui um objetivo distinto que quer alcançar através dos exercícios físicos, e, para isso, existem alimentos que podem ser aliados ao alcançar esta meta. Portanto, separamos aqui alguns tipos de alimentos que mais se adequam a estas situações.

Fontes de energia

Para se ter uma boa desenvoltura durante a atividade física, um elemento crucial é ter energia para gastar. Para isso, o ideal é consumir alimentos como frango e quinoa, no caso de vegetarianos e veganos, que possuem os mesmos aminoácidos encontrados nos suplementos artificiais de BCAA.

Perda de peso

A perda de peso pode ser a motivação ideal para se começar uma rotina de exercícios. Os suplementos maltodextrina ou dextrose costumam ser usados para quem busca esta meta, justamente por possuírem carboidratos essenciais, e podem ser substituídos por frutas secas e barras de cereais.

A queima de gordura pode ser atingida através do consumo de itens como gengibre, pimenta, canela e chá verde. Muitas pessoas usam o suplemento conhecido como L.A, que pode ser substituído por alimentos como castanhas, ricas em ácido linoleico.

Ganho de peso

Também conhecido como hipertrofia, tem como objetivo ganhar massa magra e, portanto, precisa aumentar a ingestão proteica. Para que este objetivo seja alcançado,  não é necessário abrir mão de alimentos como feijão, ervilha, proteína de soja e também do arroz, mas ampliar o consumo de alguns alimentos de origem animal, como carne vermelha, queijo, frango e peixes. A ricota light pode entrar como substituta do whey protein, pois é muito utilizada neste caso específico.

Alguns outros suplementos também podem ser substituídos

Não é apenas nos casos citados acima que alimentos podem ser perfeitos substitutos para suplementos, como é o caso da caseína, que pode ser trocada por iogurte desnatado, da albumina, por clara de ovo, e da creatina, por carne vermelha.

É importante ressaltar que o consumo diário de creatina ideal é de 3 g, e um bife de carne possui apenas 1 g do nutriente; portanto, ainda é recomendado a procura de um especialista para que se possa encontrar uma dieta balanceada e substitutos adequados.


 
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