22/06/2021 às 11h00min - Atualizada em 22/06/2021 às 10h51min

Baleia-jubarte é encontrada morta no litoral catarinense

Mês de junho já contabilizou duas mortes no estado

Redação Agora Joinville
PMP-BS Univille
Foto: PMP-BS Univille/Divulgação

Na tarde desse domingo (20), o Projeto de Monitoramento de Praias (PMP/BS) da Univille registrou um filhote de baleia-jubarte morto em Balneário Barra do Sul, na praia de Salinas.

Esse é o segundo caso de uma baleia-jubarte morta no litoral de Santa Catarina somente neste mês. O primeiro aconteceu há três semanas (07/06), em Itapoá.

Depois do recuo da maré, técnicos de campo tiraram fotos, fizeram biometria e a análise externa do filhote. Amostras padrão, como pele, músculo e gordura, foram coletadas.

A avaliação veterinária e o procedimento de necropsia tiveram de ser reagendados por causa das condições desfavoráveis da maré e por causa do trânsito da BR - 280, que inviabilizou o deslocamento da base, em São Francisco, até Balneário Barra do Sul. 

A Secretaria de Meio Ambiente de Barra do Sul e a equipe dos Bombeiros Militar e Voluntários auxiliaram no monitoramento do animal durante a noite. 

Aguardamos novas informações sobre o caso.
 

O Projeto

O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama.

Esse projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos. 

O projeto é realizado desde Laguna/SC até Saquarema/RJ, sendo dividido em 15 trechos. A Univille monitora o Trecho 05, compreendido entre Araquari e Itapoá.

Contato

Encontrou um animal marinho morto ou debilitado? Ligue 0800 642 3341 / (47) 3471 3816 (Base) / (47) 99212 9218 (WhatsApp).

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Você é a favor da criação da região metropolitana de Joinville?

92.9%
5.2%
1.9%
Anuncie no AJ
Atendimento
Quer divulgar sua empresa? fale conosco pelo Whatsapp