21/06/2021 às 09h13min - Atualizada em 21/06/2021 às 09h08min

SC recebe 309 mil doses de vacina contra Covid-19 nesse domingo (20)

O lote será usado para completar a imunização de quem já tomou a primeira dose

Redação Agora Joinville
Governo de SC
Foto: Ricardo Wolffenbüttel/Secom

Nesse domingo (20), o Governo de Santa Catarina recebeu uma nova remessa com 309.250 doses da vacina Oxford/AstraZeneca para serem utilizadas para completar a imunização das pessoas que já tomaram a primeira dose. O intervalo de aplicação entre a dose um e dois da vacina desta fabricante é de 12 semanas. 

“A imunização só se completa com a aplicação das duas doses. Fazemos um apelo para que todos retornem para tomar também a segunda dose. A vacinação é o passaporte para o retorno à normalidade. É o que todos desejam e para isso precisamos de um pacto de toda a sociedade catarinense”, diz o governador Carlos Moisés, reforçando a importância de que os catarinenses compareçam para tomar a segunda dose.

Em Santa Catarina, já são quase cem mil pessoas que deixaram de tomar a segunda dose. Segundo dados do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SiPNI), do Ministério da Saúde, até o dia 14 de junho de 2021, 99.525 pessoas não haviam retornado, no tempo certo, para tomar a segunda dose da vacina. Deste número, 57.124 são de pessoas vacinadas com a Coronavac e 42.401 pessoas com a AstraZeneca.

As mais de 309 mil doses recebidas pelo estado neste domingo vão ficar armazenadas na Rede de Frio Estadual, em São José, e serão distribuídas aos municípios ao longo do mês de julho, com o objetivo de completar os esquemas iniciados no período de 12 semanas.

O diretor de vigilância epidemiológica, João Augusto Brancher Fuck, acredita que o número de pessoas que não tomaram a segunda dose possa estar relacionado com o fato das pessoas acreditarem que apenas uma seja suficiente para a imunização e também com o esquecimento. “Muitas pessoas tomam uma dose e acreditam que estão protegidas. Mas as vacinas contra a Covid-19 atualmente disponíveis no calendário de vacinação necessitam de duas doses para a efetiva proteção. Então, é de extrema importância tomar as duas doses da vacina. No caso da Coronavac o intervalo adequado é de 28 dias, e para quem tomou a AstraZeneca ou Pfizer, de 12 semanas. Cumprir esses prazos é importante para a proteção”, conclui o diretor.

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Se a eleição para governador de SC fosse hoje, em quem você votaria?

9.3%
9.3%
63.6%
2.8%
0%
0%
0%
0%
0.9%
5.6%
3.7%
4.7%
Anuncie no AJ
Atendimento
Quer divulgar sua empresa? fale conosco pelo Whatsapp