19/05/2021 às 14h01min - Atualizada em 19/05/2021 às 14h01min

Memorial da Bicicleta reabre para visitação do público

Este é o primeiro museu a reabrir para o público

Redação Agora Joinville
Foto: Secom
Nesta quarta-feira (19), a partir das 10h, o Memorial da Bicicleta será reaberto ao público. O MAJ - Museu de Arte de Joinville, o Museu Arqueológico de Sambaqui de Joinville e a Casa da Memória/Cemitério do Imigrante devem voltar com as visitas presenciais até agosto, em datas a serem divulgadas. 

O retorno às atividades presenciais, começando pelo Memorial da Bicicleta, coincide com a Semana Nacional dos Museus. A iniciativa, fomentada pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), propõe que os espaços culturais do país debatam temáticas relacionadas a historiografia e preservação da memória. 

“Este ano o tema da Semana é recuperar e reimaginar o futuro dos museus e é simbólico voltarmos a receber o público na data, ainda que, neste momento, em apenas um espaço. Ainda assim, estamos empenhados e trabalhando para reabrir os demais o quanto antes”, pontua a gerente da Unidade de Patrimônios e Museus da Secult, Roberta Meyer. 

Mesmo fechados há mais de um ano, a partir de determinações dos decretos estadual e municipal em relação à pandemia, os museus de Joinville não pararam as atividades e mantiveram internamente as rotinas técnicas, como por exemplo, organização e higienização do acervo. E ainda realizaram atendimentos remotos, principalmente para estudantes. 

“Sabemos que mais da metade do nosso público é formada por estudantes, desde o ensino infantil até superior, e ainda não prevemos a médio prazo receber grupos grandes, por isso, os museus precisam estar disponíveis de forma digital”, argumenta a gerente. 

Uma volta pela história em duas rodas

O primeiro espaço a reabrir nesta retomada dos trabalhos com presença de público nos museus, o Memorial da Bicicleta, que fica anexo à Estação da Memória, no bairro Anita Garibaldi, conta um pouco da história desse meio de transporte e de como as bicicletas se tornaram um símbolo da cidade.

O público vai poder conferir cerca de 50 modelos de bicicletas, das antigas às mais recentes, de países como Inglaterra, Suécia, Alemanha e Índia, além de apreciar o meio de transporte enquanto obra de arte. 

Os visitantes deverão seguir todos os protocolos sanitários determinados pelos governos estadual e municipal em relação à pandemia, como estar de máscara e higienizar as mãos com álcool em gel. O local vai atender individualmente ou em grupos de até cinco pessoas por vez. O Memorial da Bicicleta abrirá de terça a domingo, das 10h às 16h.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Você é a favor da criação da região metropolitana de Joinville?

91.2%
6.1%
2.7%
Anuncie no AJ
Atendimento
Quer divulgar sua empresa? fale conosco pelo Whatsapp