11/05/2021 às 18h08min - Atualizada em 11/05/2021 às 18h08min

Pela primeira vez, Joinville recebe doses da vacina Pfizer contra a covid-19

A distribuição começa nesta teça-feira

Redação Agora Joinville
Pela primeira vez desde o início da vacinação em Joinville, a cidade vai receber doses da vacina Pfizer contra a covid-19. O primeiro lote encaminhado ao estado foi recebido na semana passada, porém apenas duas cidades catarinenses tinham capacidade de armazenamento para receber os imunizantes. 

O lote com 39.780 doses chegou ao aeroporto de Florianópolis às 19h20 de ontem (10) e foi recepcionado pelo secretário adjunto da Saúde, Alexandre Lencina Fagundes. Do aeroporto, as doses da vacina foram encaminhadas para a Central Estadual de Rede de Frio para a organização da distribuição, que começa hoje (11).

Desta vez, cinco municípios receberão as doses. Para Florianópolis serão encaminhadas 10.530 doses, São José vai receber 7.020 doses, já os municípios de Tubarão, Joinville e Blumenau vão receber 4.600 doses cada, totalizando 31.350 doses. As demais, um total de 8.430 doses, serão distribuídas para outros municípios que possuam estrutura para armazenamento e equipes capacitadas para administrar os imunizantes.

Segundo a prefeitura de Joinville, como as vacinas serão usadas imediatamente, não há necessidade de armazenamento a uma temperatura de -80ºC. "Só se precisa daquele freezer de -80ºC caso o imunizante vá ficar armazenado por mais de duas semanas, o que não é o nosso caso", disse o Secretário de Comunicação Thiago Boeing. "Nas nossas próprias conservadoras a gente consegue manter essa vacina na temperatura adequada para uso."


Com essas novas doses em Joinville, serão vacinadas pessoas com comorbidade que tenham 55 anos ou mais. 

“O resultado da distribuição do primeiro lote desta vacina somente para Florianópolis e São José foi bem positivo e conseguimos avaliar de perto o manejo necessário para a conservação da temperatura. Por isso, decidimos ampliar a distribuição para outros municípios que já estão aptos para receber esse imunizante”, assinalou o diretor da Dive, João Augusto Brancher Fuck. A distribuição para estes municípios começa às 8h desta terça.

A vacina produzida pelo laboratório Pfizer chega a Santa Catarina a uma temperatura de -20ºC. Nessa temperatura, as doses podem ser mantidas por até 14 dias. Antes da aplicação, as doses devem ficar a uma temperatura de 2 a 8 graus por um período de até cinco dias.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Você é a favor da criação da região metropolitana de Joinville?

93.3%
3.3%
3.3%
Anuncie no AJ
Atendimento
Quer divulgar sua empresa? fale conosco pelo Whatsapp