26/04/2021 às 11h30min - Atualizada em 26/04/2021 às 11h22min

Centro de Bem-Estar Animal Eliane Pires Gimenes

Você sabia que Joinville tem um órgão público que atende animais que estão em situação de vulnerabilidade e que não tem tutor?


Foto: Gretchen Gartz
 

O Centro de Bem - Estar Animal Eliane Pires Gimenes foi criado pela Lei Complementar nº 360, de 19 de dezembro de 2011. O Cbea, como conhecido, é responsável por atendimento médico veterinário a animais de rua, sem tutor, feridos, doentes ou vítimas de maus-tratos. Também realiza castração e microchipagem de animais e atua em campanhas educativas de incentivo à guarda responsável de animais domésticos. Importante destacar que o Cbea não é abrigo nem hospital público veterinário.

Seus serviços podem ser utilizados por meio de um registro na Ouvidoria da Prefeitura de Joinville (telefone 156 ou site), https://ouvidoria-form.joinville.sc.gov.br . No local os animais são consultados, medicados, tratados, esterilizados, chipados e liberados para sair do CBEA (adoção ou soltura). A população do CBEA gira entre  80 a 90 animais. Somente animais doentes e/ou feridos são acolhidos, respeitando a capacidade do lugar, sempre visando o bem estar dos animais alojados.

Todos os animais tem direito à vida, respeito, proteção e são defendidos por lei.  O descontrole populacional de animais é um problema de saúde pública, tendo em vista que os inúmeros animais que vagam pelas ruas podem contrair doenças e transmiti-las aos seres humanos. Além do mais, os bichinhos sentem dor, fome, frio, sede, medo, calor, e é nosso dever como cidadão ajudá-los.

Todos nós podemos ajudar a causa animal de Joinville. Se interesse pela causa, ligue, pergunte, visite, apadrinhe um cão. O número de animais abandonados em Joinville é muito grande, não vamos permitir mais abandono. Eles são nossa responsabilidade. Quer saber como ajudar? Ligue: 47 99282 8242

Na próxima semana irei escrever sobre a reforma do Centro de Bem-Estar Animal. Um obra muito aguardada por todos que ajudam a causa animal de Joinville.

Link
Tânia Larson

Tânia Larson

Protetora dos animais

Relacionadas »
Comentários »

Você é a favor da criação da região metropolitana de Joinville?

91.9%
5.4%
2.7%
Anuncie no AJ
Atendimento
Quer divulgar sua empresa? fale conosco pelo Whatsapp