14/10/2022 às 14h32min - Atualizada em 14/10/2022 às 14h26min

Reaproveitamento de Alimentos – Uma alternativa sustentável

Vivian Michalak

Vivian Michalak

Vivian é formada em administração, Gastronomia e Graduanda em Nutrição.

Marcelo Luis Fotografo
O conceito de reaproveitamento de alimentos de acordo com o dicionário, a sustentabilidade é um “modelo de desenvolvimento que busca conciliar as necessidades econômicas, sociais e ambientais de modo a garantir seu atendimento por tempo indeterminado e a promover a inclusão social, o bem estar econômico e a preservação dos recursos naturais”.
Ou seja, consiste em utilizar os nutrientes contidos em partes usualmente não aproveitadas como: talos, cascas, sementes, folhas entre outros, transformando em novas receitas saudáveis trazendo criatividade, sustentabilidade e contribuindo para uma alimentação mais rica em nutrientes e desperdício de alimentos.

O Brasil é um grande produtor e exportador de frutas, legumes e verduras, porém infelizmente uma parte dessa produção é desperdiçada.  Vemos poucas frutas e verduras sendo aproveitadas integralmente. O descarte de partes como cascas, folhas, talos, sementes é muito frequente nos restaurantes, lares, feiras e supermercados. Esse descarte ocorre por pura falta de conhecimento, não se sabe como reaproveitar as partes descartadas e nem tampouco o conhecimento que muitos vegetais têm seus nutrientes mais concentrados em suas partes descartadas do que na parte comumente utilizada.

O desperdício de alimentos é um grande problema mundial, por ano são desperdiçadas mais de um bilhão de toneladas de alimentos em alimentos. O Brasil por ser um grande produtor de alimentos e exportador participa em massa desse desperdício.
O movimento em torno do termo sustentabilidade enfatiza que ele atende as necessidades das pessoas hoje, sem que prejudique as necessidades das pessoas no futuro. Em resumo significa que se as gerações atuais não cuidarem dos recursos hoje, amanhã poderemos ter seu acesso esgotado, onde as gerações futuras colherão as consequências. Esses recursos podem ser de alimentação, água ou do meio ambiente como um todo.
Evitar o desperdício de alimentos é um ato que cabe a cada pessoa e essa prática inicia dentro de nossos lares. À medida que implementamos pequenas ações elas passam a fazer parte da nossa rotina.
 
Te convido a adquirir um novo olhar sobre os alimentos,  contribuindo também para a sustentabilidade do planeta!

Um grande abraço e até a próxima.
Link
Tags »
Leia Também »
Comentários »
Anuncie no AJ
Atendimento
Quer divulgar sua empresa? fale conosco pelo Whatsapp