Vivian é formada em administração, Gastronomia e Graduanda em Nutrição.
Divulgação
Mês de Junho é época de que?
Viver em um país tropical como o Brasil nos proporciona ter acesso a uma abundância de opções de frutas, legumes, verduras e hortaliças a nosso dispor. E optar por alimentos da época nos proporcionará termos em nossos pratos alimentos mais nutritivos e saborosos, pois quando cultivamos os alimentos em sua época “natural” esses alimentos captam melhor os nutrientes do solo em que foram cultivados por estarem em condições climáticas favoráveis para seu crescimento e amadurecimento.
Essas condições favoráveis englobam a temperatura, a quantidade de intensidade de luz solar e também o regime de chuvas. Os alimentos cultivados em sua época natural “exigem” menor quantidade de agrotóxicos na plantação. Outra vantagem é que alimentos da época são comercializados com preço menor nos supermercados, feiras e verdureiras.
Os alimentos da época também são mais frescos, naturalmente trazem mais cor, textura e sabor. Esse fato se determina, pois esses alimentos são colhidos respeitando seu potencial de crescimento e maturação.
Mas e aí, junho é época de que?
Junho é o mês da abóbora, acelga, alface, alho estrangeiro, batata, batata doce, brócolis, cará, chuchu, inhame, mandioca, rúcula, salsa, tomate, abacate, banana, banana maçã, banana prata, jaca, laranja pera, limão, mamão, maracujá azedo, melancia, coco, tangerina cravo, tangerina murcote e tangerina poncã. O inverno inicia oficialmente no dia 21 de junho, então percebemos dias de céu azul, frios e cinzentos. Então lhe pergunto caro leitor, o que mais combina com essa estação? Ah uma deliciosa sopa, não é mesmo?
Aproveite a época fria para se aquecer preparando um delicioso caldo utilizando como base os tubérculos da época como mandioca, inhame e cará sem esquecer do fruto abóbora. Ah! E podemos preparar um delicioso creme utilizando a abóbora cabotiá unindo outros ingredientes como alho poró, cogumelos e temperos como páprica defumada, gengibre e uma pimentinha para dar aquela aquecidinha no paladar não é mesmo?!
Experimente, desfrute e aproveite sempre os alimentos da época. Seu bolso e sua saúde agradecem!