05/02/2021 às 08h18min - Atualizada em 05/02/2021 às 15h16min

Carros, emendas e dívida

Bolsonaro em Florianópolis

Prisco Paraíso
AJ
Jair Bolsonaro saiu cedo de Brasília rumo a Cascavel, no Oeste do Paraná, onde entregou um centro de atletismo já ao lado do ministro Onyx Lorenzoni.
De lá, os dois mais a comitiva presidencial veio a Florianópolis. Seguiram diretamente para a Academia Nacional da Polícia Rodoviária Federal, no Norte da Ilha, local que recebeu Bolsonaro pela terceira vez. Em se tratando de Santa Catarina, foi a sexta visita presidencial em pouco mais de dois anos de gestão.

A primeira agenda do presidente em solo catarinense foi no encontro dos Gideões de Oração, em Camboriú; depois o presidente sobrevoou o Estado após o ciclone bomba e também no período de curtas férias quando se hospedou em São Francisco do Sul, no final do ano passado.

O compromisso de Bolsonaro ontem por aqui foi para a entrega de mais de 200 carros para a rede de assistência social catarinense. Com pompa e circunstância. Muito bem.

Orçamento

O detalhe é que o governo federal não está dando estes veículos. Eles foram adquiridos com verbas destinadas pelas emendas da bancada federal ao Orçamento, sem o quê a entrega de hoje não seria possível.
Ou seja, o presidente vem ao Estado para fazer festa com o dinheiro dos outros, por assim dizer.

Sem política

Na agenda presidencial não consta qualquer rodada de trabalho, de compromisso oficial com o governador, os senadores, os deputados, enfim. Este tipo de compromisso não faz parte da prática bolsonarista. É um contexto que permite afirmar, com tranquilidade, que Jair Messias Bolsonaro está devendo. E muito para Santa Catarina, estado que lhe deu a maior votação proporcional no primeiro turno do pleito de 2018.

Encontro

Projetando a possibilidade de uma maior aproximação do presidente com o PIB político e econômico estadual, o deputado Daniel Freitas, coordenador do Fórum Parlamentar Catarinense, organizou uma reunião festiva na casa de sua família em Governador Celso Ramos. Reuniu empresários e políticos, com direito a dupla sertaneja para os presentes não perderem o ânimo. Mas Bolsonaro não deu o ar de sua graça.

Carnaval

Por fim, o presidente pode pintar na orla Barriga-Verde novamente no Carnaval. Ao que tudo indica, ele gostou muito de São Francisco do Sul e pode passar novamente um período de descanso no histórico e belo município do Litoral. Lembrando, ainda, que na última passagem de Bolsonaro por São Chico, ele deu uma escapadela das férias para visitar o deputado Coronel Armando em Joinville.

Líder petista

Escolhido pelos colegas como líder da bancada do Partido dos Trabalhadores na Assembleia Legislativa, o deputado estadual Fabiano da Luz decidiu aplicar na política aquilo que mais acredita: equilíbrio e ponderação.

Moderação

De perfil moderado, é ouvindo e buscando diálogo que Fabiano da Luz manterá o tom de sua liderança no partido. Ex-prefeito de Pinhalzinho, Fabiano surpreendeu logo no início desta legislatura, quando venceu a sua primeira eleição estadual e já foi escolhido para liderar a sigla. O fato é atípico: uma das primeiras vezes que um parlamentar lidera seu partido durante toda a legislatura.
Link
Prisco Paraíso

Prisco Paraíso

Comentarista Político

Relacionadas »
Comentários »

Você é a favor da criação da região metropolitana de Joinville?

91.0%
6.4%
2.6%
Anuncie no AJ
Atendimento
Quer divulgar sua empresa? fale conosco pelo Whatsapp