23/11/2021 às 11h40min - Atualizada em 23/11/2021 às 11h40min

Moro já aparece com potencial eleitoral que assusta extremistas

Prisco Paraíso
Exatamente 12 dias depois da filiação e do anúncio da pré-candidatura de Sérgio Moro à presidência da República, o que até então era uma incógnita, o ex-juiz da Lava Jato já aparece com dois dígitos de preferência eleitoral na mais recente pesquisa do Instituto Paraná. 
 
Os dados foram divulgados nesta segunda-feira 22 e confirmam o rápido crescimento de Sergio Moro nas intenções de voto, com 10,7% e 11,0%, em cenários estimulados com vários pré-candidatos. 
 
Quando os pesquisadores apresentaram as cinco opões consideradas viáveis no cenário atual, o ex-juiz da Lava Jato atinge 11,2% e 11,7%.
 
Proximidade
O ex-mito e Jair Bolsonaro quase que empatam tecnicamente em praticamente todos os universos apresentados. A diferença média entre os dois é de 5 pontos percentuais, algo bem mais próximo da realidade do que alguns "institutos" canhotos, manipuladores na essência, tentam vender para o distinto público. 
 
Sombra 
O Instituto Paraná também simulou um possível segundo turno entre o ex-presidiário e o ex-juiz. 
 
Moro, que está no cenário há 10 dias, fica apenas 11 pontos percentuais atrás da divindade petista, que está em campanha há mais de 40 anos!
 
Espontaneidade
Na pesquisa espontânea, quando o entrevistador não apresenta nomes aos entrevistados, o ex-presidiário tem 19,7% e o presidente chega a 18,4%. Moro já pontua também, com quase 3%. 
 
São números muito significativos para alguém que nunca foi político e até ontem não era candidato oficial a nada. Moro, convém lembrar, é atacado diuturnamente pelas milícias digitais petistas e bolsonaristas. 
 
Desaprovação
Além de rejeições altíssimas, Lula batendo em quase 50% e Bolsonaro com 55%, números que tornam as duas candidaturas muito difíceis de se tonarem vencedoras num segundo turno, Bolsonaro tem outro dado assustador contra si: 57,8% dos entrevistados pelo Instituto Paraná desaprovam seu governo. 
 
Dados
Para a realização da pesquisa foi utilizada uma amostra de 2020 eleitores, sendo esta estratificada segundo sexo, faixa etária, grau de escolaridade, nível econômico e posição geográfica. O trabalho de levantamento dos dados foi feito através de entrevistas presenciais, com eleitores com 16 anos ou mais, em 26 Estados e Distrito Federal e em 164 municípios brasileiros entre os dias 16 e 19 de novembro de 2021, sendo auditadas simultaneamente à sua realização, no mínimo, 20,0% das entrevistas
 
Liberais
O encontro estadual do Partido Liberal de Santa Catarina realizado neste sábado (20), em Lages, na Serra, reuniu mais de 2 mil pessoas entre prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, deputados, filiados e apoiadores.
 
Magno
Na ocasião, o ex-senador Magno Malta (PL-ES) participou do evento e discursou em defesa do governo Bolsonaro e da pré-candidatura do senador e presidente do PL-SC, Jorginho Mello ao governo do estado.
 
Jorginho Mello, por sua vez discursou para os apoiadores e afirmou que irá trabalhar para que o projeto se consolide cada dia mais.
 
Filiação da vice
O evento também contou com o momento de oficialização da filiação da vice-governadora do Estado, Daniela Reinher. O partido pretende lançá-la como candidata à câmara federal em 2022.
 
Em sua fala, Daniela se mostrou emocionada e firmou que o partido o acolheu com respeito e dignidade, e que no PL, ela poderá voltar a defender as pautas também defendidas pelo presidente Bolsonaro.
Link
Prisco Paraíso

Prisco Paraíso

Comentarista Político

Relacionadas »
Comentários »

Se a eleição para governador de SC fosse hoje, em quem você votaria?

8.6%
8.6%
66.7%
2.5%
0%
0%
0%
0%
0%
3.7%
4.9%
4.9%
Anuncie no AJ
Atendimento
Quer divulgar sua empresa? fale conosco pelo Whatsapp