11/11/2021 às 09h30min - Atualizada em 11/11/2021 às 09h30min

Um presidente, vários palanques

Prisco Paraíso
Vídeo gravado por apoiadores de Jair Bolsonaro, na já tradicional conversa do presidente com populares em Brasília, a estratégia presidencial para 2022 em Santa Catarina está muito clara.
 
O presidente não vai subir em único palanque no Estado. Declarou textualmente, perguntado se aqui no Estado seu nome, seu candidato, o seu "cara" seria o senador Jorginho Mello, debate anabolizado pelo provável de Bolsonaro com o partido do catarinense, o PL.
 
Declarou Bolsonaro: "Não sei. Em vários estados tem vários candidatos que são simpáticos à minha pessoa. Eu não posso fechar com A, B ou C e daí ficar aí a ver a navios. Daí a gente busca o consenso, que não é fácil."
 
Jair Bolsonaro tem seus rompantes, suas maluquices, mas evidentemente que não queima apoios nem rasga votos. Olhando o cenário estadual, praticamente todos os pré-candidatos com potencial de votos para serem levados a sério têm ou já tiveram afinidades e proximidade com o presidente.
 
Raciocínio que vale para Esperidião Amin, obviamente, Antídio Lunelli, embora filiado ao MDB, e Moisés da Silva, que se afastou, mas não fechou definitivamente as portas em relação a Bolsonaro. Relativamente àqueles nomes que correm por fora, podemos incluir nesta lista João Rodrigues e Gean Loureiro.
 
Não seria prudente, nem inteligente, da parte do atual inquilino do Palácio do Planalto abraçar uma única candidatura por aqui, justamente no estado mais bolsonarista do país.
 
Evidentemente que Jair Bolsonaro não deve repetir o estrondoso sucesso nas urnas catarinenses em 2022. Mesmo assim, tem tudo para conquistar pelo menos 50% dos votos, o que não é pouca coisa.
 
Amin pressiona
Depois de mais de um mês sem funcionamento, a Comissão de Constituição e Justiça do Senado voltou a funcionar nesta quarta-feira (10). O senador Esperidião Amin aproveitou o retorno das atividades para cobrar o presidente Davi Alcolumbre, o não funcionamento desta importante comissão durante este período.
 
Politicagem
Amin foi enfático na cobrança sobre o já notório Alcolumbre, que tem feito o diabo na CCJ em nomes de interesses nada republicanos. "Nós já encaminhamos requerimento, subscrito por muitos outros senadores, para levar ao Plenário assuntos que estão pendentes na CCJ. A comissão está descumprindo o regimento interno (Artigo 118), que estabelece cada comissão, o prazo regimental para apreciação de determinadas matérias."
 
Indicado ao STF
Uma delas, cobrada novamente por Amin, é a sabatina de André Mendonça, indicado por Bolsonaro para o STF.
 
Pé na estrada
Governador em exercício, Mauro de Nadal, está potencializado ao máximo sua interinidade. Ontem à tarde cumpriu extensa agenda de trabalho no Oeste, sua base, especialmente em Xaxim. O emedebista tem se consolidado como um dos melhores quadros da política catarinense na atualidade e com potencial para o futuro.
 
Investir é essencial
As empresas que investem em inovação em momentos de crise superam a concorrência na fase de recuperação, afirmou a presidente da Whirlpool Brasil, Andrea Salgueiro, na abertura do Fórum Radar, evento promovido pela Federação das Indústrias (FIESC).
 
Inovação
"As companhias têm que ter a inovação como drive de crescimento e mover a empresa para o próximo patamar", declarou, lembrando que durante a pandemia, a Whirlpool acelerou a implementação de projetos que trouxeram vantagens competitivas. "A crise serve como adrenalina dentro de uma companhia para acelerar a transformação. Se você perde o passo da mudança, você fica para trás", resumiu.
 
Velocidade
O presidente da Fiesc, Mario Cezar de Aguiar, observou que a pandemia acelerou drasticamente transformações que já estavam em curso. "Mudanças no comportamento do consumidor e outras, provocadas por novas tecnologias, são irreversíveis. A velocidade disso tudo é que amplifica o tamanho do desafio."
Link
Prisco Paraíso

Prisco Paraíso

Comentarista Político

Relacionadas »
Comentários »

Se a eleição para governador de SC fosse hoje, em quem você votaria?

8.7%
9.7%
65.0%
2.9%
0%
0%
0%
0%
1.0%
3.9%
3.9%
4.9%
Anuncie no AJ
Atendimento
Quer divulgar sua empresa? fale conosco pelo Whatsapp