13/10/2021 às 08h46min - Atualizada em 13/10/2021 às 08h45min

Ansiedade

Cristiane Cramer
Foto: Divulgação

Querido Leitor, como você está hoje?

Geralmente quando eu pergunto isso a alguém, a resposta é sempre a mesma: Bem! Estou bem! Bem não é um sentimento, uma emoção. Bem o que? Bem feliz, bem triste, bem ansioso?

E é sobre isso que hoje quero conversar com vocês. Sobre a Ansiedade. Você já sentiu, ou alguém próximo a você já lhe disse estar ansioso, certo?

A ansiedade que hoje acomete 18,6 milhões de pessoas só no Brasil, ou seja 9% da população, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), chamada também de transtorno de ansiedade, é a não permissão que a pessoa se dá de estar no momento presente. No hoje. No agora. Geralmente seus pensamentos estão no futuro, criando cenários negativos, tendo pensamentos constantes negativos, que na sua maioria nem irá concretizar-se. Na verdade, estão antecipando e sofrendo por algo que nem existe e talvez nem existirá.

Segundo Augusto Cury, psiquiatra e escritor de vários livros sobre o tema, nos diz que “a ansiedade surge através de gatilhos que são situações que despertam emoções”. Sugiro a vocês a leitura do livro “Gestão da Emoção”.

De acordo ainda com Augusto Cury, ele propõe que você seja o protagonista da sua história, ou seja, não compre o que não é seu, não traga para sua jornada coisas e pessoas que não te agregam, que não te impulsionam para frente.

Você tem o poder sobre sua mente, e não ela sobre você. Por isso o autoconhecimento é fundamental neste processo, pois se você compreender como funciona, quais suas causas, abrirá um leque de possibilidades, você sairá de ser refém de sua mente ansiosa para um estado de presença. Presente = Presença.

Existe hoje uma quantidade absurda de ansiolíticos disponíveis nas inúmeras farmácias que se multiplicam a olhos nus na nossa cidade. Estes ansiolíticos até funcionam como muletas, mas sem um apoio terapêutico você apenas irá burlar seus sentimentos, sem entendê-los e ressignifica-los (dar outro sentido/ outra emoção). O medicamento dá a “comidinha” para seu cérebro se acostumar e iludir você pensando que tudo passou… Um dia, quando outro gatilho disparar, o processo de ansiedade pode vir até mais forte, causando as crises de Pânico.

Mas nada está perdido, calma!

Trouxe dicas valiosas para você ir experimentando e ir percebendo algumas mudanças na sua vida.

Dicas da Cris:

  1. Você controla a sua mente. Não ela a você. Faça respirações profundas, quantas vezes achar necessário até perceber uma quietude na sua mente;
  2. Você dá o comando na sua mente para estar no momento presente, no agora. Tenho pacientes que desenvolveram seus próprios métodos para isso: Alguns falam seu nome em voz alta, outros utilizam elástico no seu pulso, e cada vez que percebem que estão indo para o futuro, dão aquela puxada no elástico. A dor física traz a pessoa para o presente;
  3. Encontre um momento no seu dia para fazer algo prazeroso para você mesmo. Seja uma caminhada, ouvir música, ler um bom livro, contemplar a natureza, perceber o movimento da sua rua, olhar as pessoas, conversar. Eu sei que você encontrará o seu jeito;
  4. Pense em você em primeiro lugar. Faça-se perguntas: “Isso é bom para mim?” “O que eu posso fazer por mim hoje?” Essas são perguntas poderosas que irão te auxiliar muito no dia a dia;
  5. Acredite que você pode, que você merece, que você consegue tudo o quiser. Repita isso várias vezes durante o dia, até tornar-se automático;
  6. Peça e procure ajuda de um profissional para te ajudar neste processo.

Teste essas ferramentas por uma semana, depois me conte como você se sentiu. Meu e-mail é Cristiane.cramer@gmail.com. Eu vou adorar receber seu retorno.

Bom queridos, espero que de alguma maneira eu possa ter contribuído com você hoje.

Beijo da Cris e até breve!

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Cristiane Cramer

Cristiane Cramer

Terapeuta Integrativa Sistêmica e Facilitadora de treinamentos comportamentais empresariais

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