10/08/2021 às 08h06min - Atualizada em 10/08/2021 às 08h04min

Em casa no Progressistas

Prisco Paraíso

Durante um ato no Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville, o presidente Jair Bolsonaro fez questão de chamar apenas uma das autoridades presentes para a famosa foto oficial daquele momento. O escolhido foi o senador Esperidião Amin, do Progressistas. Tudo registrado em vídeo. O senador se posiciona para a imagem com a mulher, deputada federal Angela Amin.

Mas o aceno presidencial foi na direção do senador, com quem Bolsonaro tem excelente convivência há bastante tempo.

Os mais afoitos podem imaginar que a deferência presidencial pode ter relação direta com a eleição de 2022 em Santa Catarina.

Mas há outra interpretação. Ainda sem partido desde que saiu do PSL, Bolsonaro vem intensificando o namoro com o Progressistas, legenda da qual Amin é uma das lideranças históricas no contexto nacional.

Ao que tudo indica, falta pouco para o presidente anunciar o embarque no partido. O presidente parece cada vez mais à vontade na interação com o Progressistas. Já foi assim na eleição para a presidência da Câmara, com Arthur Lira.

Na garupa
Já na badalada motociata, a deferência presidencial foi na direção de outro senador. Jorginho Mello ocupou novamente a garupa de Bolsonaro, deixando claro que o candidato a governador tem todo o trânsito e terá respaldo do presidente. Dificilmente o presidente vai "ungir" um único candidato por estado. Os sinais de apreço e parceria, contudo, são disputados a peso de ouro. Em SC, Jorginho está na frente neste quesito.

Infraestrutura
Os eternos gargalos logísticos que castigam Santa Catarina foram, novamente, tema de pauta reivindicatória do empresariado estadual. A Fiesc e a Acij (Associação Comercial e Industrial de Joinville) subscreveram documento conjunto entregue a Jair Bolsonaro. Confira um trecho:

Insônia empresarial
"A infraestrutura de transporte é um dos fatores críticos que tiram o sono do empresário catarinense, que vê seu constante esforço em busca da competitividade se esvair quando os caminhões deixam suas fábricas para entrar em rodovias esburacadas, inseguras ou com a capacidade de tráfego totalmente comprometida. Obras como a duplicação da BR-470 e da BR-280 se arrastam vergonhosamente há muitos anos.

BR- Caótica
"Mesma situação ocorre na BR-163, no Oeste do Estado, em situação caótica há mais de uma década. A BR-282, que une a produção agroindustrial catarinense com os portos, também precisa de investimentos que resultem em maior fluidez e segurança para os usuários. O trecho Norte da BR-101 requer obras urgentes, mas não previstas no contrato de concessão, e que dependem de autorização da ANTT a aditivos que possam tirar do papel os projetos com recursos do pedágio".

Autorização
Os cartórios seguem ampliando a oferta de serviços eletrônicos à população. Além de certidões de registro civil, atos do registro imobiliário, de notas e protesto, que podem ser feitos de forma totalmente on-line, agora também é possível solicitar de forma eletrônica a emissão de autorização para viagens nacionais de crianças e adolescentes com menos de 16 anos que estejam desacompanhados dos pais. Além da forma presencial na serventia, ela agora pode ser feita pela plataforma e-Notariado, que funciona por APP e site, seguindo as normas do Estatuto da Criança e do Adolescente.

Link
Prisco Paraíso

Prisco Paraíso

Comentarista Político

Relacionadas »
Comentários »

Você é a favor da criação da região metropolitana de Joinville?

90.7%
6.8%
2.5%
Anuncie no AJ
Atendimento
Quer divulgar sua empresa? fale conosco pelo Whatsapp