15/07/2021 às 13h31min - Atualizada em 15/07/2021 às 13h08min

Microchipagem para diminuir abandono de animais

     O número de animais abandonados cresce diariamente, mesmo nós trabalhando massivamente a conscientização. Diariamente publicamos em redes sociais, veículos de comunicação e até realizamos palestras em escolas para conscientizar as pessoas sobre o abandono e maus tratos. Abandonar animais é crime, cometer maus tratos contra animais é crime. Além de prisão, as multas são altas. Se você presenciar um abandono pedimos gentilmente que anotem placa de veículos, façam fotos ou vídeos para ajudar na identificação e assim punir o infrator.

     Para denunciar casos de maus tratos ou abandonos é necessário registrar boletim de ocorrência e após, com posse de provas registar uma manifestação no canal da ouvidoria da prefeitura de Joinville (https://www.joinville.sc.gov.br/servicos/registrar-manifestacao-a-ouvidoria/). Importante frisar que as denuncias tem que ser comprovadas com imagens ou vídeos e importante constar todas informações, tais como endereço, horário que tem pessoas em casa, quanto mais informações melhor para a fiscalização. A identidade do denunciante jamais será revelada. 

Microchipagem

     O microchip visa identificar facilmente o tutor (quando houver) em caso de abandono, atropelamento, maus tratos e dessa forma, buscar a punição, identificar os cães comunitários e também, nos casos de perda involuntária do animal no caso de fuga, devolvê-lo ao seu tutor.
Em Joinville, desde 2017, a lei nº 486 alterou a lei 360 de 2011 (que rege a causa animal no município), e determinou que a identificação de cavalos, cães e gatos será eletronicamente, e efetuada com a inserção subcutânea de um microchip, em localização biocompatível, especificamente destinado para uso animal.
Essa mesma lei, incluiu que essa microchipagem deve ser feita até os 6 meses de idade e será gratuito para:
  • Cães e gatos castrados, comprovado através de declaração do médico veterinário;
  • De baixa renda;
  • Que comprovarem ter adotado o animal de entidade de proteção animal ou da própria Unidade de Bem- Estar Animal.
    Para realizar a solicitação, o tutor deve registrar o pedido na ouvidoria da Prefeitura de Joinville, ligar no Centro de Bem Estar Animal de Joinville – CBEA e marcar consulta. O CBEA fica na Estrada Blumenau, bairro Vila Nova.


* A patudinha da imagem desta matéria foi resgatada de abandono e está para adoção. Adote (47) 99282 8242
 
Link
Tânia Larson

Tânia Larson

Protetora dos animais

Relacionadas »
Comentários »

Você é a favor da criação da região metropolitana de Joinville?

93.5%
4.3%
2.2%
Anuncie no AJ
Atendimento
Quer divulgar sua empresa? fale conosco pelo Whatsapp