Samu capacita motoristas da saúde sobre transporte e manejo de pacientes

Antes de sair para a prática, as aulas foram no banco escolar

11/10/2017 - 11:11 hs

Um grupo de motoristas da Secretaria da Saúde  participou nesta quarta-feira (11/12) de capacitação em transporte e manejo de pacientes, promovido por técnicos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência(Samu). As aulas teóricas e práticas foram ministradas na Escola Municipal de Saúde, no bairro Iririú.

O objetivo da capacitação, segundo o coordenador logístico da Secretaria da Saúde, Otacílio Dantes, é o de preparar os motoristas que interagem de alguma forma com pacientes aos procedimentos de emergência e de urgência que podem ocorrer no exercício do transporte. “A maioria deles não tem esta capacitação e o curso vem em boa hora”, comentou.

Antes de sair para a prática, as aulas foram no banco escolar. Em meia hora, agentes do Departamento de Trânsito (Detrans)abordaram questões técnicas sobre legislação de trânsito, condução de veículos em situação de emergência, além de sanar dúvidas frequentes sobre as condutas do motorista que transporta pacientes.

Nas aulas práticas, o grupo foi dividido em três oficinas, com abordagens sobre a movimentação de pacientes que se deslocam da residência para os hospitais; sobre o transporte e cuidados com a viatura que realiza o serviço e sobre suporte básico de vida, com orientações de primeiros socorros.

“É uma oportunidade do motorista praticar técnicas como a massagem cardíaca ou o transporte de pacientes, por exemplo”, citou a coordenadora municipal do Samu, Fabiane Voss.

Para conciliar os trabalhos dos motoristas na Secretaria da Saúde, a capacitação é realizada em dois módulos, com metade dos servidores em cada um deles.  

Leia as últimas notícias de Joinville e região no AJ