Secretaria de Assistência Social capacita servidores sobre processos de atendimento dos CRAS

Capacitação acontece devida reordenamento do serviço que teve ampliação no número de unidades, de seis para nove

Por Redação Agora Joinville 14/04/2018 - 18:25 hs
Foto: Jacson Carvalho

Técnicos que atuam na área da proteção básica dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de Joinville, participaram da capacitação sobre fluxos de processos e atendimento mantidos entre a Secretaria de Assistência Social (SAS) e entidades assistenciais privadas ou não governamentais. 

No encontro, que reuniu psicólogos, pedagogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, coordenadores e equipe técnica, os profissionais receberam atualizações sobre diversas formas de processo, tais como fluxo de atendimento ao usuário, encaminhamentos, acompanhamento das famílias junto às entidades, desligamentos e estudos de caso. 

De acordo com a coordenadora da Assessoria à Proteção Básica da SAS, Francielle Deluca Rosa, a capacitação é necessária devido ao reordenamento dos CRAS, que passou de seis para nove Unidades, abrangendo cem por cento das regiões de Joinville. 

“Atualmente, todos os serviços assistenciais oferecidos pelas instituições não governamentais de Joinville, como centros de convivência e programas de habilitação e reabilitação, também estão dentro dos territórios dos nossos CRAS. Nesta capacitação estamos mostrando aos servidores da SAS a atualização dos fluxos e os novos processos”, explica Francielle. 

Entre os serviços prestados pelos CRAS à comunidade, estão o Programa de Atenção Integral às Famílias (PAIF) e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), que seguem as diretrizes da política nacional de Assistência Social, elaborada pelo Ministério do Desenvolvimento Social. 

Com a criação das novas Unidades do CRAS em Joinville e ampliação dos serviços para todo o município, a comunidade tem acesso mais fácil ao atendimento, devido à proximidade e ao horário estendido. Todas as Unidades funcionam de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

Onde ficam os Cras de Joinville

CRAS Adhemar Garcia
CRAS Aventureiro
CRAS Comasa
CRAS Jardim Paraíso
CRAS Morro do Meio
CRAS Paranaguamirim
CRAS Parque Guarani
CRAS Floresta
CRAS Pirabeiraba