Chuva bem distribuída não provoca danos em Joinville

De acordo com a Defesa Civil, a precipitação ficou em 40 milímetros entre quinta e sexta-feira (12)

12/01/2018 - 09:00 hs
Foto: Jacson Carvalho/Agora Joinville

A intensa chuva que atingiu várias regiões de Santa Catarina na quarta e quinta-feira (10 e 11), principalmente cidades da região de Florianópolis e Balneário Camboriú, não foi registrada em Joinville. 

Segundo a medição da Defesa Civil, a precipitação ficou em 40 milímetros entre quinta e sexta-feira, com chuva bem distribuída. Não houve registro de famílias desabrigadas ou desalojadas. 

Em função do alerta meteorológico, a Defesa Civil de Joinville ficou de plantão até a meia noite de quinta-feira, e recebeu apenas três pedidos de ajuda nos bairros Petrópolis e Jarivatuba. 

O mais grave foi um muro inclinado com risco de desabar em via pública na rua das Sereias, bairro Jarivatuba. O local foi isolado, com interdição de 25 metros de uma pista da via com apoio de agentes de trânsito. Nesta sexta-feira (12/01) um geólogo realiza vistoria técnica do local. 

Outros dois casos foram deslizamentos em terrenos com casas na rua São Bonifácio, bairro Petrópolis, e rua José Ribeiro e Batista, bairro Jarivatuba. Os moradores puderam permanecer em suas casas, pois a Defesa Civil avaliou que o problema não oferecia risco. 

Recomendações da Defesa Civil

Em função do solo estar bastante encharcado, a Defesa Civil recomenda que as pessoas devem ficar atentas a qualquer movimentação de terra ou rochas próximas às residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa. 

Na ocorrência descargas elétricas (raios) e ventos fortes proteja-se em local abrigado, longe de placas, árvores, postes de energia e objetos que podem ser arremessados. Fique longe de janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade. 

Evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões. Cuidado com risco de aquaplanagem em estradas e rodovias. 

Os pedidos de ajuda devem ser feitos à Defesa Civil Municipal (199) ou o Corpo de Bombeiros (193).

Leia as últimas notícias de Joinville e regiao no AJ